Open Journal Systems

CETOACIDOSE DIABÉTICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1 E FATORES DE RISCO ASSOCIADOS

Thaynara Tavares Oliveira Ramos, Juliana Andreia Fernandes Noronha, Brenda Sales Lins, Maria Cecília Queiroga Santos, Sheila Milena Pessoa dos Santos, Anajás Silva Cardoso Cantalice

Resumo


Objetivo: estimar a prevalência e fatores de risco de cetoacidose diabética em crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1.

Método: estudo epidemiológico de corte transversal em que foram analisados prontuários de crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1, internadas nos últimos 10 anos em um hospital público de referência do município de Campina Grande, Brasil, no período de 2009 a 2019. Os dados foram analisados por estatística descritiva, bivariada e multivariada por regressão de Poisson.

Resultados: foram analisados 130 prontuários e 46,2% apresentaram cetoacidose diabética. As variáveis independentes que impactaram, de forma significativa e conjunta, com o desfecho foram: idade, infecção, erro alimentar e erro na dosagem de insulina.

Conclusão: a cetoacidose diabética foi um achado comum em crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1. Os resultados contribuem com a assistência de enfermagem e permitem implementar intervenções de prevenção e manejo adequado do problema.


Palavras-chave


Cetoacidose Diabética; Diabetes Mellitus tipo 1; Criança; Adolescente; Cuidados de enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.82388