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TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: VISÃO DOS PROFISSIONAIS DO ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Renata Rodrigues Mendonça, Drielly Lima Valle Folha Salvador, Trindade Cristina Furlan da Mata, Pedro Augusto Masashiro Nakasima, Neide Derenzo, Eduardo Rocha Covre, Maria Antonia Ramos Costa

Resumo


Objetivo: avaliar o interesse, acesso e conhecimento dos profissionais do Atendimento Móvel de Urgência e Emergência em relação às Tecnologias da Informação e Comunicação no Serviço.

Método: estudo descritivo e transversal realizado com profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do noroeste do Paraná, Brasil, em setembro e outubro de 2020. Os dados foram coletados por meio de instrumento estruturado e analisados por estatística descritiva.

Resultados: dos 30 profissionais participantes, 80% relataram acesso apenas a um celular simples e 86,7% acreditam na viabilidade de um sistema informatizado que auxilie no atendimento e no tempo/resposta da ocorrência.

Conclusão: apesar do déficit de tecnologias dentro do serviço pesquisado e da insatisfação desses profissionais, estes anseiam por tecnologias que agilizem o atendimento gerando diminuição do tempo/resposta da ocorrência. Assim, os resultados podem subsidiar a gestão dos serviços e contribuir positivamente para a prática profissional da equipe do SAMU.


Palavras-chave


Profissionais da saúde; Serviços médicos de emergência; Aplicações da informática médica; Tecnologia da informação; Prática profissional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.81985