Open Journal Systems

FATORES RELACIONADOS AOS SINTOMAS DEPRESSIVOS EM PESSOAS IDOSAS COM DIABETES MELLITUS

Erica Maria Belmiro dos Santos, Cláudia Jeane Lopes Pimenta, Gerlania Rodrigues Salviano Ferreira, Maria Cristina Lins de Oliveira Frazão, Tatiana Ferreira da Costa, Gerson da Silva Ribeiro, Kátia Neyla de Freitas Macedo Costa

Resumo


Objetivo: identificar os fatores relacionados aos sintomas depressivos em pessoas idosas com diabetes mellitus.

Método: pesquisa transversal, com abordagem quantitativa e realizada com a participação de 144 pessoas idosas cadastradas em 72 Unidades Saúde da Família do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados no período de setembro a dezembro de 2019, utilizando instrumento para a obtenção de dados referentes ao perfil sociodemográfico e clínico e a Escala de Depressão Geriátrica mediante estatística descritiva e inferencial.

Resultados: observou-se que 75,7% dos idosos com diabetes não tinham sintomas depressivos. Foi evidenciada associação significativa entre a sintomatologia depressiva e as variáveis renda pessoal (p=0,044), tipo de renda (p=0,020), dislipidemia (p=0,038), complicações do diabetes (p=0,045) e a retinopatia (p=0,033).

Conclusão: os fatores sociais, de saúde e relacionados ao diabetes podem influenciar negativamente a condição psíquica da pessoa idosa e favorecer o surgimento de sintomas depressivos.


Palavras-chave


Sintomas depressivos; Diabetes Mellitus; Idoso; Atenção Primária a Saúde; Assistência centrada no paciente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.81965