FATORES RELACIONADOS AOS SINTOMAS DEPRESSIVOS EM PESSOAS IDOSAS COM DIABETES MELLITUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.81965

Palavras-chave:

Sintomas depressivos, Diabetes Mellitus, Idoso, Atenção Primária a Saúde, Assistência centrada no paciente.

Resumo

Objetivo: identificar os fatores relacionados aos sintomas depressivos em pessoas idosas com diabetes mellitus.

Método: pesquisa transversal, com abordagem quantitativa e realizada com a participação de 144 pessoas idosas cadastradas em 72 Unidades Saúde da Família do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados no período de setembro a dezembro de 2019, utilizando instrumento para a obtenção de dados referentes ao perfil sociodemográfico e clínico e a Escala de Depressão Geriátrica mediante estatística descritiva e inferencial.

Resultados: observou-se que 75,7% dos idosos com diabetes não tinham sintomas depressivos. Foi evidenciada associação significativa entre a sintomatologia depressiva e as variáveis renda pessoal (p=0,044), tipo de renda (p=0,020), dislipidemia (p=0,038), complicações do diabetes (p=0,045) e a retinopatia (p=0,033).

Conclusão: os fatores sociais, de saúde e relacionados ao diabetes podem influenciar negativamente a condição psíquica da pessoa idosa e favorecer o surgimento de sintomas depressivos.

Biografia do Autor

Erica Maria Belmiro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2019).

Cláudia Jeane Lopes Pimenta, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2014) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Atualmente é Doutoranda em Enfermagem pela mesma instituição.

Gerlania Rodrigues Salviano Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem (2016) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Atualmente é Doutoranda em Enfermagem pela mesma instituição.

Maria Cristina Lins de Oliveira Frazão, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem (2016) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2021).

Tatiana Ferreira da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Campus de Vitória de Santo Antão (CAV).

Gerson da Silva Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat (1981). Licenciado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat (1989). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (1991). Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário de João Pessoa (1986). Mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Período 2009-2011). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Conselho Municipal de Saúde da cidade de João Pessoa-PB (Período 2010-2011). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba.

Kátia Neyla de Freitas Macedo Costa, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado em Enfermagem (2005) e Doutorado em Enfermagem pela mesma universidade (2009). Atualmente é Docente Associada II do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), Coordenação da disciplina Enfermagem na Assistência à Saúde do Adulto e Idoso I, Membro da Comissão de Bolsas do PPGENF e Membro da Comissão de Progressão Funcional do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Adulto e Idoso (GEPSAI/UFPB). 

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Santos, E. M. B. dos, Pimenta, C. J. L., Ferreira, G. R. S., Frazão, M. C. L. de O., Costa, T. F. da, Ribeiro, G. da S., & Costa, K. N. de F. M. (2022). FATORES RELACIONADOS AOS SINTOMAS DEPRESSIVOS EM PESSOAS IDOSAS COM DIABETES MELLITUS. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.81965

Edição

Seção

Artigo Original