Open Journal Systems

ÂNGULO DE FASE COMO POTENCIAL MARCADOR DO ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES EM TERAPIA INTENSIVA

Maiara Stuqui, Lucia Marinilza Beccaria, Silvia Maria Albertini, Moacyr Fernandes de Godoy

Resumo


Objetivo: verificar associação do ângulo de fase com estado nutricional, tempo de internação e óbito de pacientes críticos.

Métodos: estudo longitudinal com 57 pacientes críticos avaliados na admissão em unidade de terapia intensiva durante o ano de 2019, no interior de São Paulo - BR. O ângulo de fase foi obtido por bioimpedância elétrica, e a avaliação nutricional, pelo instrumento de avaliação subjetiva global e antropometria. Os dados foram associados ao tempo de internação e óbito. Para a análise, utilizaram-se testes de Mann-Whitney e Qui-quadrado de Pearson.

Resultados: na avaliação subjetiva global, 59,6% dos pacientes apresentavam risco nutricional, e em 91,2% o ângulo de fase estava baixo. A desnutrição foi associada ao maior tempo de internação hospitalar (p=0,001) em unidade de terapia intensiva (p =0,023). Verificou-se tendência ao óbito no grupo com risco nutricional (p=0,054).

Conclusão: o ângulo de fase pode contribuir para melhor acurácia da avaliação nutricional, principalmente, quando combinado com outros métodos de avaliação.


Palavras-chave


Estado Nutricional, Pacientes, Unidades de Terapia Intensiva, Impedância Elétrica, Prognóstico.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.81947