GERENCIAMENTO DE CASO PARA PESSOAS COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: ESTUDO QUASE EXPERIMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.81759

Palavras-chave:

Administração de Caso, Acidente Vascular Cerebral, Cuidados de Enfermagem, Planejamento de Assistência ao Paciente, Saúde do Adulto.

Resumo

Objetivo: comparar o efeito da intervenção por enfermeira gerente de caso nos fatores de risco e na pressão arterial de pessoas pós Acidente Vascular Cerebral.

Método: estudo quase experimental realizado durante seis meses com 14 pacientes pós Acidente Vascular Cerebral no sul do Brasil. A intervenção com gerenciamento de caso foi constituída por consultas de enfermagem, ações educativas individualizadas e encaminhamentos a outros profissionais, operacionalizadas em três visitas domiciliares e seis contatos telefônicos. Para a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e teste de Fisher, com nível de significância de p≤0,05.

Resultados: observou-se redução do tabagismo (p=0,0414), ingestão de bebida alcoólica (p=0), do consumo de sódio (p=0,0024), gordura (p=0,0027), carboidrato (p=0,0203) e açúcar (p=0,0111), aumento da prática de atividade física (p=0,0382) e redução não significativa dos níveis pressóricos.

Conclusão: O gerenciamento de caso conduzido por enfermeiro é uma estratégia válida para acompanhar pessoas em recuperação de acidente vascular cerebral.

Biografia do Autor

Pollyanna Bahls de Souza, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Departamento de Enfermagem, área saúde do adulto.

Maria de Fátima Mantovani

Departamento de Enfermagem, área saúde do adulto.

Aida Maris Peres

Departamento de Enfermagem, área gerenciamento em enfermagem.

Sonia Silva Marcon

Departamento de Enfermagem, área saúde do adulto.

Alexandra Bittencourt Madureira

Departamento de Enfermagem, área saúde do adulto.

Vania Gryczak Gevert

Departamento de Matemática, área de estatística.

Downloads

Publicado

2022-08-12

Como Citar

Souza, P. B. de, Mantovani, M. de F., Peres, A. M., Marcon, S. S., Madureira, A. B., & Gevert, V. G. (2022). GERENCIAMENTO DE CASO PARA PESSOAS COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: ESTUDO QUASE EXPERIMENTAL. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.81759

Edição

Seção

Artigo Original