CONHECIMENTO, PRÁTICA E IMPEDIMENTOS DO AUTOCUIDADO COM OS PÉS DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2

Autores

  • Francisco João de Carvalho Neto UFPI
  • Antonia Fabiana Rodrigues da Silva UFC
  • Mayla Rosa Guimarães UFPI
  • Emanuel Wellington Costa Lima UFPI
  • Rafaela Pereira Lima UFPI
  • Ana Roberta Vilarouca da Silva UFPI

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.81582

Palavras-chave:

Pé Diabético, Diabetes Mellitus Tipo 2, Complicações do Diabetes, Autocuidado, Conhecimento.

Resumo

Objetivo: relacionar o conhecimento, a prática e os impedimentos do autocuidado com os pés em pessoas com Diabetes Mellitus Tipo 2 conforme sexo e escolaridade.

Método: estudo transversal analítico, com 102 usuários de 4 unidades básicas de cidade interiorana do Piauí, Brasil. Coletaram-se dados socioeconômicos e clínicos, entre dezembro de 2018 a julho de 2019, analisados descritivamente por meio do teste de Qui-quadrado.

Resultados: as mulheres obtiveram maior conhecimento e prática de hidratação (p<0,001), secagem entre os dedos do pé no pósbanho (p=0,020), hidratação dos pés com cremes/óleos hidrantes nos calcanhares (p<0,001), hidratação na planta do pé (p=0,003) e uso de calçados macios e fechados (p=0,001); uso frequente de meias pelos homens (p<0,001) e de algodão (p<0,001). Houve associação entre o nível de escolaridade e o uso de salto >5cm (p=0,001) e <5cm (p<0,001).

Conclusão:espera-se que este estudo permita uma nova forma de abordagem, visando à aquisição e aperfeiçoamento do autocuidado.

 

Biografia do Autor

Francisco João de Carvalho Neto, UFPI

Enfermeiro Universidade Federal do Piauí- UFPI (2020). Mestrando em Enfermagem - UFPI. Especialista em Saúde Pública. Pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPeSC) - Linha: Doenças e agravos crônicos.

Antonia Fabiana Rodrigues da Silva, UFC

Enfermeira pela Universidade Federal do Piaui- Campus Senador Helvidio Nunes de Barros (2018). Durante a graduação atuou como bolsista PIBIC-UFPI e de extensão-PIBEX/UFPI. Mestre em Ciências e Saúde-CCS/UFPI (2020). Doutoranda em Enfermagem (UFC), na linha "Tecnologia de Enfermagem na Promoção da Saúde" (2020-2024). Integrante do Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva-GPeSC,linha adulto, idoso e doenças crônicas.

Mayla Rosa Guimarães, UFPI

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - CSHNB, Mestre em Ciências e Saúde, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI e Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Instituição de Ensino Superior Múltiplo - IESM. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Trabalho-GEPSAMT.

Emanuel Wellington Costa Lima, UFPI

Graduando de Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/CSHNB, Picos PI; Membro do Grupo de Extensão SAMU Educativo UFPI/CSHNB - Picos; Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC) Linha Doenças e Agravos Crônicos, bolsista PIBEX; Técnico em Enfermagem pelo Instituto de Formação Superior do Ceará-IFESC; Experiência Profissional como Estagiário na Empresa Secretária Municipal de Saúde de Salitre-CE, como Técnico em Enfermagem; Áreas de interesse com ênfase na Assistência de Enfermagem em Urgências e Emergências, Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Doenças Crônicas e Docência .

Ana Roberta Vilarouca da Silva, UFPI

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Piauí; Graduação em Enfermagem; Programa de pós graduação em Enfermagem e Mestrado em Saúde e Comunidade. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, excesso de peso e síndrome metabólica. É líder do grupo de pesquisa em Saúde Coletiva - CNPq.

Downloads

Publicado

16-08-2022

Como Citar

de Carvalho Neto, F. J., Silva, A. F. R. da, Guimarães, M. R., Lima, E. W. C., Lima, R. P., & Silva, A. R. V. da. (2022). CONHECIMENTO, PRÁTICA E IMPEDIMENTOS DO AUTOCUIDADO COM OS PÉS DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.81582

Edição

Seção

Artigo Original