ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.81354

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Educação em Saúde, Educação Pré- Escolar, Comportamento Alimentar, Tecnologia Educacional.

Resumo

Objetivo: avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável promovido pela tecnologia educacional.

Método: estudo de avaliação de desempenho, do tipo quase-experimental (desenho pré/pós- teste). Participaram 204 alunos, com idade entre nove e 10 anos, de três escolas públicas, de Recife-PE-Brasil, em setembro de 2018. Observou-se o ganho de conhecimento pelo seguinte processo: diminuindo da Pontuação Média Observada após a intervenção (PMO-2) a Pontuação Média Observada antes da intervenção (PMO-1); dividindo-se o número obtido pela PMO1 e em seguida multiplicando o resultado obtido por 100.

Resultados: antes da intervenção 16/204 alunos (7,8%) obtiveram pontuação ≥ 7. Depois da intervenção, 160/204 alunos (78,4%) alcançaram essa pontuação. A proporção de alunos que pontuou ≤ 5 passou de 49/204 (24%) para 1/204 (0,5%). Quatro alunos mantiveram a pontuação inicial. O ganho médio de conhecimento após uma única jogada foi de 38,5%.

Conclusão: estes resultados comprovaram a efetividade do jogo, e seu emprego promoveu a socialização entre os alunos.

Biografia do Autor

Celia Maria Ribeiro de Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE Campus Pesqueira

Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Pesqueira, Concluiu o Curso de Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE em fevereiro de 2019 e os seguintes cursos na mesma Instituição de Ensino: Graduação em Enfermagem em 1996; Nutrição em 1985; Licenciatura Plena em Nutrição em 1986; Especialização em Alimentação Institucional em 1991 e Mestrado em Saúde Coletiva em 2011. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem - Bacharelado, Campus Pesqueira, responsável pelas seguintes disciplinas: Necessidades Nutricionais ao Cliente em Tratamento Clínico e Cirúrgico, Necessidades Nutricionais no Ciclo Vital Humano, Epidemiologia/Bioestatística I, Epidemiologia/Bioestatística II, Epidemiologia/Bioestatística III, Metodologia do Estudo, Práticas Interdisciplinares / Interação Ensino Serviço, Comunidade I, Práticas Interdisciplinares / Interação Ensino Serviço, Comunidade II, Programa Tutorial I, Programa Tutorial II, Tutorial III, Tutorial IV, Políticas Públicas de Saúde I, Projeto Integrador: Trabalho de Conclusão de Curso 2. Atua desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: Educação e Promoção a Saúde; Educação em Saúde; Enfermagem em Saúde e Espiritualidade; Promoção da Saúde; Vigilância da saúde; Avaliação Nutricional; Geriatria e Gerontologia. É Líder do Grupos de Pesquisa: Saúde Coletiva e Práticas Interdisciplinares e membro do Grupo de Pesquisa: Saúde Coletiva e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), Especialista em Enfermagem do Trabalho e Administração em Serviços de Saúde pela UFPE, Mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Pós doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, terapeuta Floral. Coordenou o Primeiro Curso de Especialização em terapia com Essências Florais em 2008 Departamento de Enfermagem/UFPE, atualmente é professor associado IV. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFPE. Participou como tutora do Programa de residência em Saúde da Família do Centro de Ciências da Saúde/UFPE de 2011 a 2018. Foi vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de 2010 a 2014 e coordenadora no período de 2014 a 2018. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Práticas Integrativas e complementares em saúde, atua principalmente nos seguintes temas: Sistematização da assistência de enfermagem, Teorias de Enfermagem Educação e comunicação em saúde, Construção e validação de tecnologias educacionais, Saúde Mental, Idoso, Adolescente e Promoção da saúde.

Vânia Pinheiro Ramos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1978). Possui Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e da Assistência de Enfermagem (1981) e Mestrado em Enfermagem - área de concentração Enfermagem Médico-Cirúrgica (986), ambos pela Escola de Enfermagem Ana Neri da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco - área de concentração Neurociências (2010) e Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP/Programa de Saúde Pública e Materno Infantil (2018). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Pernambuco, Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado/Doutorado Acadêmico do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco, Membro do Conselho Editorial da Revista de Enfermagem UFPE Online REUOL. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioética, Enfermagem e Educação em Saúde nos Diferentes Cenários do Cuida e Q qualidade de Vida na Saúde do Adulto.

 

Ana Lucia Ribeiro de Vasconcelos, Fundação Oswaldo Cruz/ Instituto Aggeu Magalhães Recife (PE).

GRADUAÇÃO EM MEDICINA pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA pela "The University of Wales College of Medicine" (1992) e DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE pela Universidade de Brasília / Faculdade de Ciências da Saúde (2005). PESQUISADORA do Departamento de Saúde Coletiva (NESC) / Instituto Aggeu Magalhães (IAM) / FIOCRUZ / Ministério da Saúde, integra o corpo docente do Programa de Pós - Graduação da referida instituição, sendo responsável por coordenar disciplina, ministrar aulas e orientar alunos. GINECOLOGISTA, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, lotada no Hospital Agamenon Magalhães em Recife/PE. Integra o Banco de Consultores Ad Hoc da Secretaria de Vigilância em Saúde / Ministério da Saúde, prestando assessoria na avaliação crítica de artigos enviados para publicação na Revista "Epidemiologia e Serviços de Saúde"; e integra também o Banco de Consultores Ad Hoc da Revista "Ciências e Saúde Coletiva", editada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Maria Cristina Falcão Raposo, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco(1973), mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco(1985) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco(2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas. Atuando principalmente nos seguintes temas:pobreza, desigualdade, crescimento econômico.

Jefferson Wildes da Silva Moura, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Enfermagem pela universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UFPE. Pós-graduando em Didático-Pedagógico para Educação em Enfermagem pela UFPE. Pós-graduando de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia pela Faculdade Futura. Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE). Coordenador da Turma Asclépio do pré-acadêmico Gradação/UFPE. Membro do Grupo de Pesquisa: iDEIAS - Informática no Desenvolvimento da Educação e da Saúde LIKA/UFPE/CNPq. Concluiu o Normal Médio (antigo Magistério) pela Escola Estadual Dom Carlos Coelho. Atua nas áreas de Saúde da Criança, Processo de Morte e Morrer, Humanização em Saúde, Saúde Mental, Saúde da População LGBT e Educação Básica.

Raimundo Valmir de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE Campus Pesqueira.

Doutorando em Ciências da Religião (2020) - Universidade Católica de Pernambuco. Mestre em Ensino na Saúde (2015) pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Saúde Pública (2009), Universidade de Pernambuco e Educação Profissional na Área de Saúde/ Enfermagem pela FIOCRUZ (2004). Residência em Enfermagem - UFPE/MEC/Secretária de Saúde do Estado de Pernambuco (1996). Licenciado e Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual da Paraíba (1994/1993). Professor do Curso de Graduação em Enfermagem - Bacharelado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE - campus Pesqueira. Leciona as seguintes disciplinas: Educação em Saúde; Metodologia do Estudo; Iniciação a Pesquisa em Saúde; Saúde do Homem e Práticas Interdisciplinares Interação, Ensino, Serviço e Comunidade. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Gestão de Serviços de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Mulher e do Homem, Promoção e Educação em Saúde, Prevenção de Violência e Cultura de Paz. Vice- líder do Grupo de Pesquisa: Saúde Coletiva e Práticas Interdisciplinares.

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Publicado

14-09-2022

Como Citar

Vasconcelos, C. M. R. de, Vasconcelos, E. M. R. de, Ramos, V. P., Vasconcelos, A. L. R. de, Raposo, M. C. F., Moura, J. W. da S., & Oliveira, R. V. de. (2022). ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.81354

Edição

Seção

Artigo Original