Open Journal Systems

ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Celia Maria Ribeiro de Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Vânia Pinheiro Ramos, Ana Lucia Ribeiro de Vasconcelos, Maria Cristina Falcão Raposo, Jefferson Wildes da Silva Moura, Raimundo Valmir de Oliveira

Resumo


Objetivo: avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável promovido pela tecnologia educacional.

Método: estudo de avaliação de desempenho, do tipo quase-experimental (desenho pré/pós- teste). Participaram 204 alunos, com idade entre nove e 10 anos, de três escolas públicas, de Recife-PE-Brasil, em setembro de 2018. Observou-se o ganho de conhecimento pelo seguinte processo: diminuindo da Pontuação Média Observada após a intervenção (PMO-2) a Pontuação Média Observada antes da intervenção (PMO-1); dividindo-se o número obtido pela PMO1 e em seguida multiplicando o resultado obtido por 100.

Resultados: antes da intervenção 16/204 alunos (7,8%) obtiveram pontuação ≥ 7. Depois da intervenção, 160/204 alunos (78,4%) alcançaram essa pontuação. A proporção de alunos que pontuou ≤ 5 passou de 49/204 (24%) para 1/204 (0,5%). Quatro alunos mantiveram a pontuação inicial. O ganho médio de conhecimento após uma única jogada foi de 38,5%.

Conclusão: estes resultados comprovaram a efetividade do jogo, e seu emprego promoveu a socialização entre os alunos.


Palavras-chave


Educação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Educação Pré- Escolar; Comportamento Alimentar; Tecnologia Educacional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.81354