Open Journal Systems

REPERCUSSÕES DA BRAQUITERAPIA SOBRE QUALIDADE DE VIDA E FUNCIONALIDADE NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE COLO UTERINO

Erilaine de Freitas Corpes, Gerciane dos Anjos Gonçalves, Ana Caroline Andrade Oliveira, Viviane da Silva Pacífico, Régia Christina Moura Barbosa Castro, Paulo Cesar de Almeida, Isadora Marques Barbosa

Resumo


Objetivo: avaliar a repercussão da braquiterapia sobre funcionalidade e qualidade de vida de mulheres com câncer de colo uterino.

Método: estudo transversal descritivo, com 33 mulheres com neoplasia uterina em tratamento braquiterápico, acompanhadas no Centro Oncológico do Nordeste. Aplicado formulário com dados sociodemográficos e instrumento Funtional Assessment of Cancer Theraphy – Cervix Cancer, para avaliar qualidade de vida, funcionalidade e satisfação da paciente, referente aos últimos sete dias de tratamento. Compararam-se as médias das subescalas e analisou-se a correlação entre elas por meio da aplicação de testes estatísticos.

Resultados: a média de idade foi 55,6 ±12,8 anos, sendo as principais demandas voltadas para autoimagem, sexualidade e queixas urinárias. Houve associação entre a variáveis categóricas e as sociodemográficas, assim como entre os subgrupos do instrumento.

Conclusão: a braquiterapia traz repercussões significativas para a qualidade de vida da mulher, sendo essencial que a equipe multidisciplinar atue precocemente a fim de diminuir esses efeitos.


Palavras-chave


Neoplasias do colo do útero; Saúde da mulher; Oncologia; Braquiterapia; Qualidade de vida;

Texto completo:

PDF