CRITÉRIOS DE VALIDAÇÃO DO TESTE EDIN II PARA CRIANÇAS MENORES DE SEIS ANOS

Ana María Quezada Ugalde, Katherine Solís Cordero, Sunny González Serrano

Resumo


Objetivo: gerar evidências de validade de critérios do Teste Geral para Avaliação do Desenvolvimento Integral de
Meninos e Meninas, entre um mês e seis anos de idade (EDIN-II), na população costarriquenha. Método: os testes
EDIN-II e Battelle-2 foram aplicados a 69 crianças, classificadas em: risco biológico, riscos ambientais ou aparentemente
saudáveis, durante 2019 e 2020. Os testes foram determinados, para diferenciar indivíduos “saudáveis” versus
aqueles com atraso ou risco de atraso. Resultados: o teste EDIN-II apresentou valor abaixo da curva de 0,7347 [IC95%
= 0,6040 - 0,8647]; atingiu um valor de sensibilidade global de 0,688 e especificidade global de 0,642. Conclusão: a
enfermagem pode utilizar o teste EDIN-II nos diferentes ambientes de assistência pediátrica, favorecendo a detecção
oportuna de possíveis atrasos no desenvolvimento infantil.


Palavras-chave


Desenvolvimento Infantil; Estudo de Validação; Saúde da Criança; Programas de Rastreamento; Atenção Primária à Saúde.



DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.80694 ';



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