CRITÉRIOS DE VALIDAÇÃO DO TESTE EDIN II PARA CRIANÇAS MENORES DE SEIS ANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.80694

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Estudo de Validação, Saúde da Criança, Programas de Rastreamento, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Objetivo: gerar evidências de validade de critérios do Teste Geral para Avaliação do Desenvolvimento Integral de
Meninos e Meninas, entre um mês e seis anos de idade (EDIN-II), na população costarriquenha. Método: os testes
EDIN-II e Battelle-2 foram aplicados a 69 crianças, classificadas em: risco biológico, riscos ambientais ou aparentemente
saudáveis, durante 2019 e 2020. Os testes foram determinados, para diferenciar indivíduos “saudáveis” versus
aqueles com atraso ou risco de atraso. Resultados: o teste EDIN-II apresentou valor abaixo da curva de 0,7347 [IC95%
= 0,6040 - 0,8647]; atingiu um valor de sensibilidade global de 0,688 e especificidade global de 0,642. Conclusão: a
enfermagem pode utilizar o teste EDIN-II nos diferentes ambientes de assistência pediátrica, favorecendo a detecção
oportuna de possíveis atrasos no desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Ana María Quezada Ugalde, Universidad de Costa Rica

Docente de la Escuela de Enfermería, pertenece al departamento de Niñez, Adolescencia y Juventud. Investigadora de la Universidad de Costa en proyectos de neurodesarrollo infantil.

Katherine Solís Cordero, Universidade de São Paulo. Brasil

Aluna de doutorado. Escola de Enfermagem.

Sunny González Serrano, Universidad de Costa Rica (UCR)

DIRECTORA DEL PROGRAMA DE POSGRADOS EN ENFERMERÍA, Docente e investigadora de la Escuela de Enfermeria

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Ugalde, A. M. Q., Cordero, K. S., & Serrano, S. G. (2021). CRITÉRIOS DE VALIDAÇÃO DO TESTE EDIN II PARA CRIANÇAS MENORES DE SEIS ANOS. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.80694

Edição

Seção

Artigo Original