Open Journal Systems

COMPORTAMENTO SUICIDA EM HOSPITAL GERAL E O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: ESTUDO TRANSVERSAL

Everly Maltaca Pypcak, Jaqueline Vieira Schultz, Márcio Roberto Paes, Rafaela Mildemberg, Edineia Miranda Machado, Miriam Aparecida Nimtz

Resumo


Objetivo: avaliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca do comportamento suicida de pacientes em hospital geral.

Método: estudo transversal realizado em um hospital geral do Paraná, Brasil, com 228 profissionais de enfermagem. Coletaram-se os dados no período entre maio de 2019 e setembro de 2020 por meio de instrumento estruturado, contendo 20 sentenças acerca do comportamento suicida e suas características. Dados analisados por métodos estatísticos descritivos.

Resultados: os participantes referiram ter experiências com pacientes cujo comportamento era suicida (RMi=3,83); quanto às afirmativas que avaliavam o conhecimento (RMi=2,73), concordaram sobre os cuidados e discordaram das afirmativas estigmatizantes, demonstrando concepções adequadas acerca do fenômeno, entretanto, identificou-se que necessitam de maior conhecimento para aprimorar estratégias preventivas do suicídio (RMi=3,99).

Conclusão: o estudo contribui para a construção de uma visão abrangente no que se refere ao cuidado de pacientes em hospital geral, abarcando as necessidades psicoemocionais, desmistificando e, ainda, promovendo a saúde mental.


Palavras-chave


Enfermagem; Suicídio; Conhecimento; Saúde Mental; Hospitais Gerais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.80551