Open Journal Systems

UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS PARA ALÍVIO DA DOR NO TRABALHO DE PARTO

Bruna Euzebio Klein, Helga Geremias Gouveia

Resumo


Objetivo: analisar a prática de realização de métodos não farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto.

Método: estudo quantitativo, descritivo de corte transversal desenvolvido de dezembro de 2019 a setembro de 2020 em um Serviço de Enfermagem Materno Infantil do sul do Brasil. Foram realizados analises de 560 prontuários e coletas em banco de dados institucional. Utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov para a normalidade das variáveis e, para associações, os testes t para amostras independentes, Qui-quadrado ou exato de Fischer.

Resultados: Constatou-se que 164 (29,3%) das parturientes realizaram pelo menos um tipo de método, sendo os mais utilizados a hidroterapia 137(24,5%), mudança de posição 124(22,1%) e exercícios de respiração 121(21,6%). Houve associação significativa p(<0,05) entre métodos, tipo de parto, gestação e paridade.

Conclusão: Este estudo evidencia o perfil de parturientes que se beneficiam destas práticas e expõe a baixa frequência do seu uso, demonstrando uma área promissora para estudos e atividades de educação continuada.


Palavras-chave


Obstetrícia; Parto Humanizado; Dor do Parto; Enfermagem; Saúde da Mulher.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.80300