ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DE CASOS PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE PLURIPATOLOGIA E CUIDADORES FAMILIARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.79823

Palavras-chave:

Gestão de caso, Multimorbidade, Enfermagem, Cuidadores, Pesquisa qualitativa.

Resumo

Objetivo: compreender a experiência de Enfermeiros e tomadores de decisão na implementação do modelo de gerenciamento de caso no cuidado a pacientes com PLURIPATOLOGIAs e seus cuidadores familiares. Método: estudo descritivo qualitativo com enfermeiras e profissionais tomadores de decisão, Bogotá - Colômbia. Análise de conteúdo de diários de campo e entrevistas semiestruturadas em 2019-2020. Processamento e análise de dados com ATLASTi. Resultados: participaram seis enfermeiras e dois profissionais tomadores de decisão. Categorias emergentes:
Percepção da enfermagem sobre a temática do cuidado patológico múltiplo e seu meio social; Experiência assistencial de enfermagem no gerenciamento de casos: papéis, contribuições e dificuldades; Implementação do modelo de gestão de casos no contexto colombiano: implementação, efetivação e papel dos profissionais. Conclusões: Os gestores de casos requer experiência e habilidades para se comunicar adequadamente. O gerenciamento de casos melhora a qualidade de vida, a adesão terapêutica, a utilização de serviços de saúde e reduz a sobrecarga.

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Montañez, R. A. C., Rodríguez, L. C. G., Vargas, A. M. A., Lopez, S. N. P., Algarra, A. J. C., & Hernández-Zambrano, S. M. (2021). ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DE CASOS PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE PLURIPATOLOGIA E CUIDADORES FAMILIARES. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.79823

Edição

Seção

Artigo Original