PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA GESTÃO DO CUIDADO EM EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.79641

Palavras-chave:

Registros Eletrônicos de Saúde, Gestão em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Sistemas de Informação em Saúde.

Resumo

Objetivo: compreender a utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão na Gestão do Cuidado em equipes de Saúde da Família. Método: estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando como referencial teórico as dimensões da Gestão do Cuidado. Realizado em dois municípios de Minas Gerais, Brasil, com 37 profissionais da Estratégia Saúde da Família, por meio de entrevistas e observação direta, de março a junho de 2019. A análise dos dados foi feita por meio da Análise de Conteúdo, modalidade Temático-Categorial e sistematizada por meio do programa MaxQDA. Resultado: os resultados apontaram que a utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão ocorre em três dimensões da Gestão do Cuidado: profissional, organizacional e sistêmica. Conclusão: o estudo contribui para a reflexão sobre a importância de um olhar que permeie as várias dimensões da Gestão do Cuidado no cotidiano das equipes de Estratégia Saúde da Família, frente à introdução do Prontuário Eletrônico do Cidadão.

Biografia do Autor

Grazielly Soares Ávila, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais.

Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais.

Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Aplicada. Possui Doutorado em Ciência da Informação (ECI/UFMG).

Tarcísio Laerte Gontijo, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Divinópolis, Minas Gerais.

Doutor em Ciências da Saúde. Professor do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós graduacao em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei,  campus centro oeste Dona Lindu, Divinópolis.

Fábio da Costa Carbogim, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais.

Doutor em Ciências. Professor do Departamento de Enfermagem Aplicada - Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria José Menezes Brito, Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais.

Doutora em Administração. Professora do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da UFMG.

Publicado

16-05-2022

Como Citar

Ávila, G. S., Cavalcante, R. B., Gontijo, T. L., Carbogim, F. da C., & Brito, M. J. M. (2022). PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA GESTÃO DO CUIDADO EM EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.79641

Edição

Seção

Artigo Original