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PACIENTE SIMULADO VERSUS SIMULADOR DE ALTA FIDELIDADE: SATISFAÇÃO, AUTOCONFIANÇA E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO BRASIL

Elaine Cristina Negri Santos, Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Mateus Henrique Gonçalves Meska, Alessandra Mazzo

Resumo


Objetivo: avaliar e comparar satisfação, autoconfiança e conhecimento entre estudantes de enfermagem na utilização de paciente simulado e simulador de alta fidelidade. Método: estudo quase experimental, com 150 estudantes de uma universidade privada, em 2017. Os participantes responderam pré-teste para avaliação de conhecimento, participaram de aula expositiva e treino de habilidades. Após a simulação, os estudantes responderam a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas, Escala de Satisfação e Autoconfiança no aprendizado e conhecimento. Os dados foram analisados a partir de testes não paramétricos. Resultados: estudantes demonstraram altos índices de satisfação (93,5 e 92,5) e autoconfiança (4,3 e 4,4) e ganho de conhecimento (6,2 e 6,4). Não houve diferenças significativas na comparação do grupo paciente simulado e do grupo simulador de alta fidelidade quanto à satisfação, autoconfiança e conhecimento. Conclusão: os achados demonstraram que cenários bem-preparados podem ser obtidos com menores custos, com impacto no aprendizado dos estudantes.


Palavras-chave


Simulação; Simulação de Paciente; Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade; Estudantes de Enfermagem; Aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.76730