PACIENTE SIMULADO VERSUS SIMULADOR DE ALTA FIDELIDADE: SATISFAÇÃO, AUTOCONFIANÇA E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.76730

Palavras-chave:

Simulação, Simulação de Paciente, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Estudantes de Enfermagem, Aprendizagem.

Resumo

Objetivo: avaliar e comparar satisfação, autoconfiança e conhecimento entre estudantes de enfermagem na utilização de paciente simulado e simulador de alta fidelidade. Método: estudo quase experimental, com 150 estudantes de uma universidade privada, em 2017. Os participantes responderam pré-teste para avaliação de conhecimento, participaram de aula expositiva e treino de habilidades. Após a simulação, os estudantes responderam a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas, Escala de Satisfação e Autoconfiança no aprendizado e conhecimento. Os dados foram analisados a partir de testes não paramétricos. Resultados: estudantes demonstraram altos índices de satisfação (93,5 e 92,5) e autoconfiança (4,3 e 4,4) e ganho de conhecimento (6,2 e 6,4). Não houve diferenças significativas na comparação do grupo paciente simulado e do grupo simulador de alta fidelidade quanto à satisfação, autoconfiança e conhecimento. Conclusão: os achados demonstraram que cenários bem-preparados podem ser obtidos com menores custos, com impacto no aprendizado dos estudantes.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Negri Santos, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Enfermeira Doutora em Ciencias da Saude pela Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto, Universidade de Sao Paulo- USP.

Docente no Curso de Enfermagem da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE- Presidente Prudente- SP.

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Santos, E. C. N., Almeida, R. G. dos S., Meska, M. H. G., & Mazzo, A. (2021). PACIENTE SIMULADO VERSUS SIMULADOR DE ALTA FIDELIDADE: SATISFAÇÃO, AUTOCONFIANÇA E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO BRASIL. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.76730

Edição

Seção

Artigo Original