CORDEL PARA APOIAR MÃES COM FILHOS INTERNADOS EM UNIDADE NEONATAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Anne Fayma Lopes Chaves, Antonia Lucileide Andrade da Cunha, Bruna Kely Oliveira Santos, Bruno de Melo do Nascimento, Letícia Leandro dos Santos, Natasha Marques Frota, Rebeca Silveira Rocha

Resumo


Objetivo: construir uma literatura de cordel para apoiar mães com filhos internados em unidade neonatal durante a pandemia de covid-19.
Método: pesquisa metodológica realizada em junho de 2020 em duas etapas: 1. Levantamento bibliográfico, com buscas no Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Fiocruz e em bases de dados internacionais. Foi utilizado instrumento para análise dos dados; 2. Elaboração do cordel: elaboração textual e confecção das estrofes.
Resultados: o cordel construído, “Pequeno Milagre de Mainha”, é constituído por 13 septilhas (estrofes com sete versos) e aborda em seu conteúdo as emoções de mães com filhos internados em unidade neonatal durante a pandemia covid-19.
Conclusão: o cordel visa ser um apoio às instituições de saúde que dispõem de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no que concerne à saúde mental das mães e orientações durante a pandemia de covid-19.


Palavras-chave


Tecnologia em Saúde; Literatura de Cordel; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Maternidade; Infecções por Coronavírus.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.76209 ';



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Cogitare Enfermagem. ISSN Eletrônico 2176-9133 / ISSN Impresso 1414-8536