Open Journal Systems

INCIDENTES EM SESSÕES DE HEMODIÁLISE À BEIRA LEITO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Natália Nunes Costa, Regiane dos Santos Soares Barreto, Matheus Martins da Costa, Raquel Machado Schincaglia, Nara Rúbia de Freitas, Cristiana da Costa Luciano, Karina Suzuki

Resumo


Objetivo: analisar incidentes durante sessões de hemodiálise à beira leito, realizadas em Unidades de Terapia Intensiva. Método: estudo transversal, retrospectivo, desenvolvido em Unidades de Terapia Intensiva de Goiânia, Brasil. Foi realizada análise de incidentes identificados em sessões de hemodiálise à beira leito, entre março e abril de 2018. Foi realizada análise descritiva para os dados categóricos e para os contínuos, média e desvio-padrão da média. Resultados: foram analisadas 873 sessões e registrados 563 incidentes. Dentre os notificados, 259 (46%) foram inerentes ao tratamento. O near miss foi o tipo de incidente de maior frequência, gerando atraso no início da sessão, e não obtiveram apoio da equipe multiprofissional (p<0,05). Em 132 (56,12%) das circunstâncias notificáveis, o profissional trabalhava por mais de 12 horas ininterruptas (p<0,05). Conclusão: a análise dos resultados permite que estudantes e expertises da área subsidiem estratégias de melhoria para o serviço.


Palavras-chave


Qualidade da Assistência à Saúde; Vigilância de Evento Sentinela; Segurança do Paciente; Dano ao Paciente; Enfermagem em Nefrologia.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.76010