Open Journal Systems

CARTOGRAFIA DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO AO ACADÊMICO EM SOFRIMENTO PSÍQUICO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Lisandra Rodrigues de Medeiros, Kevin Christian do Carmo Rodrigues, Aline Macêdo de Queiroz, Raíssa Millena Silva Florencio, Andrey Ferreira da Silva, Alvaro Macedo Borges

Resumo


Objetivo: mapear os serviços de acolhimento em saúde mental ofertados aos acadêmicos pelas universidades públicas brasileiras. Método: pesquisa documental apresentada como cartografia das universidades públicas presenciais brasileiras. Os dados foram coletados de agosto a outubro de 2019 no site do Ministério da Educação, segundo as variáveis: informações sobre o serviço de acolhimento, modalidade de acesso, atividades ofertadas, distribuição geográfica das universidades que ofertam o serviço no Brasil. Resultados: das 107 universidades, 73 referem ter um serviço de acolhimento em saúde mental, e destas, 43 informam a modalidade de acesso, sendo a maioria o agendamento, e os tipos de atividades desenvolvidas, com respeito ao Plantão Psicológico. Considerações Finais:
com o aumento de sofrimento psíquico entre acadêmicos, é missão da academia dialogar e acolher essa demanda. O estudo contribui alertando para a necessidade da expansão desses serviços.


Palavras-chave


Saúde Mental; Serviços de Saúde para Estudantes; Universidades; Estresse Psicológico; Acolhimento.



DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.75756