CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALA DE AUTOEFICÁCIA DE GESTANTES NA PREVENÇÃO DAS SÍNDROMES HIPERTENSIVAS DA GRAVIDEZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.75754

Palavras-chave:

Autoeficácia, Psicometria, Gestantes, Hipertensão, Estudos de Validação.

Resumo

Objetivo: construir e validar a Escala de Autoeficácia de Gestantes na Prevenção de Complicações das Síndromes Hipertensivas da Gravidez. Método: estudo metodológico de abordagem quantitativa, desenvolvido entre abril/2018 e maio/2019 em uma universidade pública da região sul brasileira. Foram realizados os procedimentos teóricos, experimentais e analíticos. A validação de conteúdo foi realizada em duas etapas com juízes, e a validação semântica com gestantes. Os testes estatísticos utilizados foram o Índice de Validade de Conteúdo e o alfa de Cronbach. Resultados: a escala é composta por 17 itens distribuídos em sete domínios: Tratamento Medicamentoso, Assistência Pré-natal, Intervenção Baseada no Senso Comum, Entendimento das Recomendações com Apoio Familiar, Estilo de Vida, Intervenção Dietética e Cuidado de Si. A consistência interna dos domínios pelo alfa de Cronbach variou de 0,527 a 0,597. Conclusão: a escala apresentou qualidades psicométricas aceitáveis e pode aprimorar a sistematização do cuidado às gestantes com diagnóstico de hipertensão.

Biografia do Autor

Andréa Cristina de Morais Chaves Thuler, Uniersidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem. Curitiba, Paraná, Brasil.

Marilene Loewen Wall, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Publicado

30-08-2021

Como Citar

Thuler, A. C. de M. C., & Wall, M. L. (2021). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALA DE AUTOEFICÁCIA DE GESTANTES NA PREVENÇÃO DAS SÍNDROMES HIPERTENSIVAS DA GRAVIDEZ. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.75754

Edição

Seção

Artigo Original