Open Journal Systems

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE CONSULTA DE ENFERMAGEM PARA PESSOAS COM HEMOFILIA

Iara Alves Feitoza de Andrade, Tânia Maria Rocha Guimarães, Íris Maciel Costa, Neuza Cavalcanti de Morais Costa, Ricardo Mesquita Camelo, Fábia Maria de Lima

Resumo


Objetivo: construir e validar um instrumento de consulta de enfermagem para pessoas com hemofilia.
Método: estudo metodológico realizado de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018, em um serviço referência de hematologia do Nordeste do Brasil. Utilizou-se a técnica Delphi para validação, por três grupos de enfermeiras juízas (n=29): Especialistas em hemofilia (n=nove) de nove hemocentros do país; Residência em Hematologia (n=oito); Enfermeiras do Serviço (n=12). A concordância entre as juízas foi verificada por escala Likert e teste exato de Fisher.
Resultados: 89,6% não apresentaram dificuldade para compreender o instrumento. Quanto ao grau de relevância, as características ‘credibilidade’ e ‘cientificidade’ apresentaram maiores percentuais de extremamente relevante (90%). O teste exato de Fisher foi significativo no grau de satisfação de ‘clareza das afirmações’ (p<0,05).
Conclusão: o instrumento foi considerado válido, proporcionando autonomia, apoio técnico e respaldo ético ao enfermeiro, contribuindo na melhoria da qualidade da assistência.


Palavras-chave


Enfermagem no Consultório; Estudo de Validação; Hemofilia A; Hemofilia B; Protocolo.

Texto completo:

PDF PDF (English)