Open Journal Systems

CRITÉRIOS DE ESCOLHA DE COBERTURAS PRIMÁRIAS NO TRATAMENTO DE LESÕES POR PRESSÃO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS

Simone de Miranda Macêdo, Leticia Lemos Ayres da Gama Bastos, Rafaela Gomes Campello Oliveira, Marize Conceição Ventin Lima, Flávia Carolina Ferreira Gomes

Resumo


Objetivo: analisar os critérios de escolha de coberturas primárias prescritas pelos enfermeiros para o tratamento de lesão por pressão em pacientes hospitalizados.
Método: estudo transversal e descritivo com abordagem quantitativa realizado em Hospital privado em Jaboatão dos Guararapes-Pernambuco, Brasil, entre fevereiro e abril de 2019. A amostra contou com 345 prontuários de pacientes com lesão por pressão, admitidos de janeiro a dezembro de 2018. Foi utilizado instrumento para coleta de dados sociodemográficos, realizadas análises descritivas e teste Qui-Quadrado com nível de confiança de 95% (p<0,05.)
Resultados: houve relação significativa entre a escolha de coberturas e as características da lesão. Porém, 64 (18,5%) pacientes da amostra continham registros adequados e 10 (3%) apresentavam discordância com evidências científicas.
Conclusão: Esse estudo ressalta a importância da implantação de protocolos que ratifiquem os critérios de escolha das coberturas para o tratamento das lesões por pressão nos serviços hospitalares.


Palavras-chave


Ferimentos e Lesões; Lesão por Pressão; Pacientes Internados; Registros de Enfermagem; Qualidade da Assistência à Saúde.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.74400