COMPARAÇÃO DA CARGA DE TRABALHO DE ENFERMAGEM ENTRE PACIENTES CLÍNICOS E CIRÚRGICOS EM TERAPIA INTENSIVA
Resumo
Objetivo: avaliar comparativamente a carga de trabalho de enfermagem entre pacientes clínicos e cirúrgicos em uma unidade de terapia intensiva.
Método: coorte prospectivo realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva da capital sergipana, nordeste do Brasil, com os pacientes internados de agosto de 2018 a julho de 2019. Os dados foram analisados pelo software Epi-Info 7.2.
Resultados: os pacientes clínicos apresentaram maior tempo de internação e taxa de mortalidade. As médias, Simplified Acute Physiology Score 3, 24 horas e saída e Índice de Comorbidade de Charlson apresentaram diferença significativa entre os grupos. A média global da carga de trabalho segundo o Nursing Activities Score foi de 53,31 e observou-se diferença significativa em relação à carga de trabalho apenas na saída da unidade.
Conclusão: a aplicação dos índices e a mensuração da carga de trabalho entre os diferentes grupos, como neste estudo, auxilia no dimensionamento adequado, agrega segurança e qualidade assistencial.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.73689