QUALIDADE DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM: DIFERENÇAS EM HOSPITAIS DE PORTUGAL E TURQUIA
Resumo
Objetivo: analisar a percepção dos enfermeiros acerca das atividades que contribuem para a qualidade dos cuidados de enfermagem em serviços hospitalares portugueses e turcos.
Método: estudo multicêntrico, quantitativo, transversal, realizado em um hospital de cada país, envolvendo 211 enfermeiros de cada cenário. Utilizou-se a Escala de Percepção das Atividades de Enfermagem que Contribuem para a Qualidade dos Cuidados. Realizado de agosto de 2017 a março de 2018.
Resultados: verificou-se que os enfermeiros portugueses tiveram médias mais elevadas em todos os domínios, exceto nas atividades relativas à continuidade de cuidados, ao sistema de registros e no conhecimento das políticas institucionais. Os achados sinalizam aspectos que carecem de investimentos.
Conclusão: as percepções dos enfermeiros, mesmo em países diferentes, demonstram um perfil profissional específico que reforça a utilidade da conceptualização nesta área do conhecimento como um contributo para o bem-estar e promoção da saúde dos indivíduos.