Open Journal Systems

MÚLTIPLOS SENTIDOS APÓS A ESTOMIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA O INÍCIO DA SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS COM CÂNCER COLORRETAL

Antonio Jorge Silva Correa Júnior, Clarissa Porfírio Mendes, Elizama Nascimento Pastana, Helena Megumi Sonobe, André Aparecido da Silva Teles, Mary Elizabeth de Santana

Resumo


Objetivo: compreender os sentidos atribuídos por pessoas com câncer colorretal e seus acompanhantes acerca do tratamento cirúrgico com estomização.
Método: estudo etnográfico ancorado na sociologia compreensiva e pequenas narrativas. Realizado em clínica cirúrgica e ambulatório de um Centro de Alta Complexidade em Oncologia, Pará, Brasil, com 22 participantes. A coleta ocorreu entre julho de 2018 e fevereiro de 2019, por observação e registro em diário de campo e entrevistas semiestruturadas, com posterior análise de conteúdo
indutiva.
Resultados: apreenderam-se: Visualização da bolsa e o novo modo de encararem suas vidas; Sentidos angustiantes; Aprendizado no pós-operatório, a família e o apoio instrumental; Mudanças em atividades laborais, prazerosas e ameaça ao lazer e vaidade; Personificação do “corpo estranho”  e indícios de interiorização.
Conclusão: a socialização secundária foi explicada pelos círculos concêntricos de socialização. A enfermagem precisa atuar compartilhando conhecimentos técnico-procedimental-informacionais, informando para os adoecidos e acompanhantes as responsabilidades da esfera macrossocial.

 


Palavras-chave


Neoplasias Colorretais; Estomia; Atenção Terciária à Saúde; Socialização; Enfermagem Oncológica.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.72932