MÚLTIPLOS SENTIDOS APÓS A ESTOMIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA O INÍCIO DA SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS COM CÂNCER COLORRETAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.72932

Palavras-chave:

Neoplasias Colorretais, Estomia, Atenção Terciária à Saúde, Socialização, Enfermagem Oncológica.

Resumo

Objetivo: compreender os sentidos atribuídos por pessoas com câncer colorretal e seus acompanhantes acerca do tratamento cirúrgico com estomização.
Método: estudo etnográfico ancorado na sociologia compreensiva e pequenas narrativas. Realizado em clínica cirúrgica e ambulatório de um Centro de Alta Complexidade em Oncologia, Pará, Brasil, com 22 participantes. A coleta ocorreu entre julho de 2018 e fevereiro de 2019, por observação e registro em diário de campo e entrevistas semiestruturadas, com posterior análise de conteúdo
indutiva.
Resultados: apreenderam-se: Visualização da bolsa e o novo modo de encararem suas vidas; Sentidos angustiantes; Aprendizado no pós-operatório, a família e o apoio instrumental; Mudanças em atividades laborais, prazerosas e ameaça ao lazer e vaidade; Personificação do “corpo estranho”  e indícios de interiorização.
Conclusão: a socialização secundária foi explicada pelos círculos concêntricos de socialização. A enfermagem precisa atuar compartilhando conhecimentos técnico-procedimental-informacionais, informando para os adoecidos e acompanhantes as responsabilidades da esfera macrossocial.

 

Biografia do Autor

Antonio Jorge Silva Correa Júnior, Universidade Federal do Pará

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (PPGENF/ICS/UFPA).

Clarissa Porfírio Mendes, Universidade do Estado do Pará

Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará.

Elizama Nascimento Pastana, Universidade Federal do Pará

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Residente em Atenção à Saúde Cardiovascular pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Helena Megumi Sonobe, Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

André Aparecido da Silva Teles, Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Doutorado no Curso de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental da EERP-USP.

Mary Elizabeth de Santana, Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

06-07-2021

Como Citar

Correa Júnior, A. J. S., Mendes, C. P., Pastana, E. N., Sonobe, H. M., Teles, A. A. da S., & Santana, M. E. de. (2021). MÚLTIPLOS SENTIDOS APÓS A ESTOMIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA O INÍCIO DA SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS COM CÂNCER COLORRETAL. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.72932

Edição

Seção

Artigo Original