ALEITAMENTO MATERNO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA NO CONTEXTO DO ZIKA VÍRUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.72916

Palavras-chave:

Percepção, Aleitamento Materno, Microcefalia, Zika Vírus, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: compreender a percepção de mães de crianças com microcefalia sobre o aleitamento materno.
Método: estudo descritivo, qualitativo, realizado no ambulatório de acompanhamento do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, Maranhão, Brasil, entre março e maio de 2019, com 12 mulheres. Incluíram-se mães que tiveram a síndrome do Zika no surto ocorrido entre 2015 e 2016 e conceberam crianças com microcefalia, e os depoimentos foram submetidos à análise de conteúdo.
Resultados: com as falas, emergiram as categorias: sentimentos maternos diante da microcefalia; conhecimento das mães sobre microcefalia; microcefalia e amamentação; desafios no cuidado de um filho com microcefalia; perspectivas futuras de cuidados.
Considerações finais: amamentar no contexto do Zika contribui para a qualidade de vida das crianças com microcefalia. Este estudo contribui para a promoção do aleitamento materno às crianças com microcefalia visando à promoção e apoio dessa prática.

Biografia do Autor

Floriacy Stabnow Santos, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, MA, Brasil. Docente do Programa de Pós Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, MA, Brasil.

Ada Oliveira Borges da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Maranhão

Antônia Sousa Lima, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Maranhão

Laise Sousa Siqueira, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Saúde da Família. Discente do Programa de Pós Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, MA, Brasil.

Paula Gabrielle Gomes Candido, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Saúde da Mulher e da Criança. Discente do Programa de Pós Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, MA, Brasil.

Antonia Iracilda e Silva Viana, Universidade Federal do Maranhão

Psicóloga. Mestre em Saúde Coletiva. Docente do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, MA, Brasil

Marcelino Santos Neto, Universidade Federal do Maranhão

Farmacêutico Bioquímico. Doutor em Ciências. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, MA, Brasil. Docente do Programa de Pós Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, MA, Brasil

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Santos, F. S., Silva, A. O. B. da, Lima, A. S., Siqueira, L. S., Candido, P. G. G., Viana, A. I. e S., & Santos Neto, M. (2021). ALEITAMENTO MATERNO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA NO CONTEXTO DO ZIKA VÍRUS. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.72916

Edição

Seção

Artigo Original