Open Journal Systems

UTILIZAÇÃO DE MÁSCARAS: INDICAÇÕES DE USO E MANEJO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Antonio Rosa de Sousa Neto, Daniela Reis Joaquim de Freitas

Resumo


Objetivo: discutir a forma correta de utilização, indicações de uso, eficácia e manejo de cada tipo de máscara, assim como sugerir, conforme evidências científicas e recomendações de órgãos de saúde, alternativas eficazes para aumentar a vida útil deste produto.
Método: revisão narrativa utilizando artigos provenientes das bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science, e recomendações de agências de saúde. Realizada em abril de 2020.
Resultados: máscaras de proteção respiratória podem ser reutilizadas se estiverem íntegras, limpas e secas. Para aumentar a durabilidade de máscaras cirúrgicas, sugere-se a utilização com papel toalha para absorver a umidade. Máscaras de tecido são recomendadas, desde que sejam lavadas adequadamente para reutilização.
Conclusão: embora necessitem estudos sobre o reaproveitamento de máscaras, com a expansão da COVID-19 e a escassez mundial deste equipamento, torna-se essencial que os profissionais da saúde e a população se mantenham atualizados a respeito das suas recomendações de uso.


Palavras-chave


Covid-19; Máscaras; Dispositivos de Proteção Respiratória; Infecções Respiratórias; Enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)