EDUCAÇÃO PERMANENTE E SUA INTERFACE COM MELHORES PRÁTICAS EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.72725

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Cuidados de Enfermagem, Educação Continuada, Enfermagem Baseada em Evidências, Educação.

Resumo

Objetivo: analisar a implicação do processo de educação permanente para o desenvolvimento das melhores práticas em enfermagem na Atenção Primária à Saúde.
Método: estudo quanti-qualitativo, realizado em duas macrorregiões de saúde do estado de Santa Catarina – Brasil. A amostra quantitativa foi de 216 enfermeiros, de 97 municípios. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário e analisados via estatística descritiva. As informações qualitativas foram produzidas via grupos focais, em três municípios, e analisadas com auxílio do Atlas.ti 8.0®.
Resultados: 174 enfermeiros (80,6%) possuem especialização. 200 (92%) participam de processos de educação permanente, incluindo troca de experiências e atualização, com destaque para o Telessaúde. Os discursos originaram cinco codegroups: compartilhar saberes e experiências; conhecimento e experiência qualificam a prática; educação: libertação e mudança; integração ensino-serviço; tempo para aprender.
Conclusão: os processos de educação permanente tangenciam concepções da educação libertadora e apontam para a experiência e uso de evidências.

Biografia do Autor

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Kátia Jamile da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Egressa do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Juliana Andréa Duarte Araújo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mônica Ludwig Weber, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Egressa do Curso de Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Publicado

18-02-2021

Como Citar

Vendruscolo, C., Silva, K. J. da, Araújo, J. A. D., & Weber, M. L. (2021). EDUCAÇÃO PERMANENTE E SUA INTERFACE COM MELHORES PRÁTICAS EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.72725

Edição

Seção

Artigo Original