SENTIMENTOS DE MULHERES ADVINDOS DA EXPERIÊNCIA EM UM PROCESSO DE ABORTAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.72376

Palavras-chave:

Aborto, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Direitos Humanos, Saúde Pública, Saúde da Mulher.

Resumo

Objetivo: conhecer os sentimentos advindos da experiência de mulheres em um processo de abortamento.
Método: estudo qualitativo, desenvolvido em uma maternidade pública de Teresina-PI, entre agosto e setembro de 2018. Participaram 14 mulheres que passaram por abortamento. As categorias emergiram da análise de conteúdo temática.
Resultados: sentimentos surgiram diante da descoberta da gravidez, como a surpresa e o susto por não saberem da gestação até o momento do abortamento. O processo de abortamento trouxe reflexões sobre a situação em que se encontravam. Identificou-se sentimentos como tristeza, medo, desespero, impotência e angústia, além de desconfortos físicos. A pretensão de não engravidar
novamente e o desejo de realizar o procedimento de laqueadura foi justificado por estarem desesperançosas e com medo dessa situação se repetir.
Conclusão: conheceram-se sentimentos que mostram que o processo de abortamento é uma vivência complexa e ao mesmo tempo marcada por conflitos psicológicos, caracterizando um evento completamente traumatizante.

Publicado

06-04-2021

Como Citar

Santos, R. de C., Viana, M. R. P., Amorim, F. C. M., Rêgo Neta, M. M., Sousa, K. H. J. F., & Silva, F. da C. (2021). SENTIMENTOS DE MULHERES ADVINDOS DA EXPERIÊNCIA EM UM PROCESSO DE ABORTAMENTO. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.72376

Edição

Seção

Artigo Original