EDUCAÇÃO PERMANENTE NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM: INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E SERVIÇO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.71890

Palavras-chave:

Enfermagem, Trabalho, Educação Continuada, Políticas de Saúde, Estratégias.

Resumo

Objetivo: relatar a experiência da Educação Permanente em Saúde na formação de acadêmicos de enfermagem integrando o ensino com o serviço de enfermagem.
Desenvolvimento: relato de experiência sobre a prática de educação desenvolvida no hospital na capital de Rondônia, realizada no período entre abril e junho de 2019. Ela aconteceu em quatro momentos: troca de experiência entre os envolvidos; problematização das práticas; plano de intervenções; e avaliação. A implantação da educação permanente em saúde foi fundamental para a qualificação dos serviços, porém, registram-se dificuldades na execução, especialmente devido à forma da organização do trabalho hospitalar.
Conclusão: a educação permanente em saúde no estágio supervisionado permitiu a criação de espaços de reflexão com a equipe, contribuindo para a ampliação do diálogo, compreensão da realidade e inclusão de estratégias facilitadoras ao trabalho da enfermagem.

Biografia do Autor

Valentina Barbosa da Silva, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Rondônia (2003). Especialização em Saúde da Família (UNIR) e Especialização em Processos Educacionais na Saúde, com ênfase em facilitação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem (Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa). Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde (UNIR). Possui experiência como enfermeira nas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, atuando na Atenção Básica, Pronto Atendimento, Hospital de Doenças Tropicais e Gestão. Atualmente é Professora do Magistério Superior da Universidade Federal de Rondônia, no departamento de enfermagem.

Vanessa Alves Mendes, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Enfermagem pela universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Integrada de Várzea Grande. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Possui experiência na docência pela Universidade Federal de Mato Grosso e na assistência como enfermeira no Programa de Saúde da Família. Atualmente é professora do magistério superior no departamento de enfermagem da Universidade Federal de Rondônia com atuação em enfermagem fundamental e enfermagem cirúrgica. É Membro do Grupo de pesquisa do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfgang Christian Pfeiffer e Laboratório de Cuidados a Saúde da Universidade Federal de Rondônia.

Stéfane Christie Ferreira de Lima, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduação em Enfermagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Membro do Projeto de Extensão Promoção de Saúde Mental no campus José Ribeiro Filho.

 

Thamyris Lucimar Pastorini Gonçalves, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Pós- Graduanda do Curso de Especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Graduação em Enfermagem pela UNIR; Atuou como Bolsista da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da UNIR no período de 2019; Membro do grupo de Pesquisa do Laboratório de Genética Humana http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/8491940327183007; Telefone: (69) 993153989 E-mail: pastorini.thamy@gmail.com

Graciele Oroski Paes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Enfermagem e Licenciatura pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (EEAAC-1999/2003) da Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialização em Enfermagem Cardiovascular pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN-2003/2004) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-2005/2006) e Doutorado em Enfermagem pela EEAN-UFRJ (2009-2011). Pós-Doutorado pela Facultad de Enfermería, Fisioterapia y Podologia de la Universidad de Sevilla - España (2014). Na docência, exerce suas atividades como Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Fundamental (DEF) da EEAN-UFRJ. Principais áreas de investigação: Fundamentos e tecnologias do cuidado em enfermagem; Segurança e sustentabilidade em saúde; Segurança do paciente; Sistematização da Assistência de Enfermagem e Cuidados de máxima complexidade: terapia intensiva; emergência (pré-hospitalar e intra-hospitalar). Professora Permanente do Programa de Pós Graduação da EEAN-UFRJ (Mestrado e Doutorado em Enfermagem) Líder do GPESEG - UFRJ (Grupo de Pesquisa<Ensino e Extensão em Segurança, Sustentabilidade e Gestão em Saúde). Vice-Lider do GEPESED - UFRJ (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Emergências e Desastres) Orientadora Acadêmica da LATES - Liga de Trauma, Emergência e Simulação (APH) - UFRJ Orientadora Acadêmica da LASuS - Liga Acadêmica de Sustentabilidade e Segurança em Saúde- UFRJ Membro Efetivo da ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência)

Marluci Andrade Conceição Stipp, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Especialista em Pesquisa Clínica (2006), Pós-Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é Professora Titular da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Membro da Comissão Acadêmica do Curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação da EEAN/UFRJ (2018). É docente e orientadora dos cursos de Mestrado e Doutorado da EEAN/UFRJ. Coordenadora do Setor de Convênios e Relações Internacionais da EEAN/UFRJ - Portaria 4911 (2012-2016). Coordenadora do Convênio Específico entre EEAN/UFRJ e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/Portugal (2011-2016). Membro da Câmara Técnica Apoio Diagnóstico e Terapêutico Especialidades Clínicas e Cirúrgicas junto ao Programa de residencia Multiprofissional e MEC (2014-2016). Consultora ad-hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Membro da European Society of Preventive Cardiology, Membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. É líder do Grupo de Pesquisa Enfermagem Cardiovascular: aspectos gerenciais e de educação em saúde. Parecerista ad hoc de periódicos da área de enfermagem. Tem experiência no ensino de graduação, pós graduação lato e stricto sensu, com formação de recursos humanos na graduação, mestrado e doutorado, incluindo atuação em doutorados Interinstitucionais ( DINTER) e supervisão de estágio pós-doutoral. Atua no ensino, pesquisa e extensão em enfermagem com ênfase na gerência do cuidado de enfermagem, principalmente nos temas: enfermagem cardiovascular, cuidado ao cliente em situações crônicas de saúde, educação em saúde e estilo de vida. 

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Silva, V. B. da, Mendes, V. A., Lima, S. C. F. de, Gonçalves, T. L. P., Paes, G. O., & Stipp, M. A. C. (2021). EDUCAÇÃO PERMANENTE NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM: INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E SERVIÇO. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.71890

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso