PROTAGONISMO DE ADOLESCENTES NA CRIAÇÃO DE UM STORYBOARD PARA UM JOGO DIGITAL SOBRE HANSENÍASE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.71478

Palavras-chave:

Hanseníase, Jogos e Brinquedos, Tecnologia Educacional, Educação em Saúde, Adolescentes.

Resumo

Objetivo: descrever o protagonismo de adolescentes escolares na elaboração de um storyboard para um jogo digital educacional sobre hanseníase.
Método: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação. Realizado em uma escola pública em Pernambuco (Brasil) em 2019. Ocorreram oito oficinas pedagógicas com escolares, para conhecimento e construção do jogo digital educacional, utilizando o software Scratch versão 2.0. O processo de produção seguiu o modelo de desenvolvimento de material educativo digital, criado por Falkembach.
Resultados: a ação educativa instrumentalizou as potencialidades e estimulou a criatividade dos adolescentes para assumirem uma atitude de protagonismo na elaboração do storyboard para um jogo digital sobre hanseníase.
Conclusão: os adolescentes assumiram uma postura de protagonismo na criação do storyboard de um jogo digital sobre hanseníase. O interesse em utilizar o ambiente virtual concorreu para a desenvoltura e criatividade dos adolescentes ao serem instigados e terem acesso a condições propícias para a elaboração do storyboard.

Biografia do Autor

Tamyris Arcoverde Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CIÊNCIAS DA SAÚDE / PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da UFPE. Especialista em Oncologia pelo Programa de Residência em Enfermagem do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP/PE). Graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco - UPE.

Bruna de Farias Pereira de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CIÊNCIAS DA SAÚDE / DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Acadêmica em Enfermagem

Waldemar Brandão Neto, Universidade de Pernambuco - Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças

Enfermeiro, Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Mestrado em Enfermagem, com área de concentração em Promoção à Saúde, pela Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba. Participou do Programa de Doutorado sanduíche no exterior, financiado pela Capes, no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (Braga, Portugal), no ano de 2015. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE), e Enfermeiro Assistencial da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. É membro sócio efetivo da ABEn seção-PE. Membro de Grupos de Estudos e Pesquisas, cadastrados no CNPq, da UPE e UFPE. Editor Associado da Revista REDCPS. Avaliador de periódicos científicos, nacionais e internacionais. É membro da Red Internacional de Enfermería en Salud Infantil (Red ENSI-OPAS/OMS). Atua na área da pesquisa em enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica e de Saúde Pública. Tem interesse nos seguintes temas de investigação: Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Infância e Adolescência, Cenário Escolar, Educação em Saúde, Metodologias Participativas na Educação em Saúde, Promoção à Saúde, Prevenção da Violência/Bullying, Ensino de Enfermagem, Processo de Cuidar em Enfermagem, Cuidados especializados ao recém-nascido.

Ednaldo Cavalcante de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CIÊNCIAS DA SAÚDE / DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Cursou Graduação em Enfermagem (1988), Licenciatura em Enfermagem (1991) e Mestrado em Enfermagem (1996) pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (2001) e Pós-Doutorado pela Université Paris Descartes/França (2008). Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado Acadêmico e Doutorado)/PPGENF. Editor Chefe da Revista de Enfermagem UFPE on line/REUOL Membro do Banco de Avaliadores de Cursos Superiores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/INEP/MEC e do Departamento de Ciência e Tecnologia. Secretaria de Ciência, Tecnologia. Líder dos Grupos de Pesquisas cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/Capes/Cnpq: 1) Educação em Saúde, Vulnerabilidades, Orientação Sexual, Identidades de Gênero nos Cenários do Cuidado de Enfermagem; 2) Saúde Coletiva e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; 3) Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde. Desenvolve projetos de pesquisas com alunos dos Cursos de Graduação e Pós-graduação das Ciências da Saúde e áreas afins, com especial ênfase para a Enfermagem, direcionados ao cuidado em saúde preventiva e promocional do ser humano, a partir de abordagens subjetivas, numéricas, metodológicas e ecológicas. As pesquisas abrangem os seguintes temas: Iniquidades sociais, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Sexualidade e sexo, Violência Sexual e de Gênero, Práticas de sexo mais seguras, Relações de Gênero, Prevenção de ISTs/HIV/aids, Saúde dos seres humanos heterossexuais, de diferentes populações étnico-raciais e LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromântiques/Agênero, Pan/Poli, e mais).

Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CIÊNCIAS DA SAÚDE / DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1985),Especialista em Enfermagem do Trabalho e Administração em Serviços de Saúde pela UFPE, Mestrado em Enfermagem de Saúde Publica pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É terapeuta Floral. Coordenou o Primeiro Curso de Especialização em terapia com Essências Florais em 2008 Departamento de Enfermagem/UFPE, Atualmente é professor associado IV. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFPE. Participou como tutora do Programa de residencia em Saúde da Família do Centro de Ciências da Saúde/UFPE de 2011 a 2018. Foi vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de 2010 a 2014 e coordenadora no período de 2014 a 2018. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Práticas Integrativas e complementares em saúde, atua principalmente nos seguintes temas: Sistematização da assistência de enfermagem, Teorias de Enfermagem Educação e comunicação em saúde, Construção e validação de tecnologias educacionais, Saúde Mental, Idoso, Adolescente e Promoção da saúde.

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CIÊNCIAS DA SAÚDE / DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENFERMAGEM) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente ambos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco. Segundo Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Assistir/Cuidar em Enfermagem CNPq/UFPE. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Políticas Públicas em Saúde, Tecnologia em Saúde; Saúde da Criança e do Adolescente, hanseníase e violência.

Publicado

2021-01-22

Como Citar

Santos, T. A., Araújo, B. de F. P. de, Neto, W. B., Araújo, E. C. de, Vasconcelos, E. M. R. de, & Monteiro, E. M. L. M. (2021). PROTAGONISMO DE ADOLESCENTES NA CRIAÇÃO DE UM STORYBOARD PARA UM JOGO DIGITAL SOBRE HANSENÍASE. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.71478

Edição

Seção

Artigo Original