PROTOCOLOS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: INSTRUMENTO PARA QUALIDADE DO CUIDADO
Resumo
Objetivo: analisar os protocolos de enfermagem como um possível instrumento para a qualidade da prática do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde.
Método: estudo descritivo e qualitativo, realizado por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas, com 14 enfermeiros das Regiões Metropolitanas I e II do estado do Rio de Janeiro. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a análise temática de conteúdo de Bardin.
Resultados: a categoria analisada neste artigo foi o “lugar do cuidado”, a qual aborda a qualidade do cuidado nas ações dos enfermeiros e a importância desta para a profissão.
Conclusão: a construção coletiva e dialogada são fatores motivadores para elaboração de protocolos locais. Além de ser uma estratégia de educação permanente, os enfermeiros reconheceram os protocolos como ferramentas para tomada de decisão, proporcionando-lhes apoio técnico e respaldo ético, o que contribui sobremaneira para a construção de conhecimento e o desenvolvimento de boas práticas em enfermagem.