INDICADORES OPERACIONAIS DO CONTROLE DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.70880

Palavras-chave:

Tuberculose, Monitoramento, Pesquisa Operacional, Avaliação de Processos, Política de Saúde.

Resumo

Objetivo: descrever os indicadores operacionais do controle da tuberculose no município de Belém no período 2013-2017.
Método: estudo quantitativo, descritivo, cujos dados foram oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do município de Belém, obtidos junto à Secretaria Municipal de Saúde em junho de 2019 e dizem respeito aos indicadores operacionais do Programa Nacional de Controle da Tuberculose. A análise se deu por meio de estatística descritiva.
Resultados: identificou-se fragilidades no controle da doença no município de Belém. Todos os indicadores, sejam os referentes ao diagnóstico precoce, tratamento e desfecho, mostraram baixa capacidade para o controle da doença no município.
Conclusão: o não cumprimento das metas previstas implica na manutenção da doença na comunidade e favorecimento de casos de resistência às drogas, aumentando custos e sofrimento humano. Os resultados possibilitam reflexão acerca da necessidade do monitoramento das ações de controle.

Biografia do Autor

Regiane Camarão Farias, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira. Universidade do Estado do Pará. Belém, PA, Brasil.

Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Comunitária da Universidade do Estado do Pará. Belém, PA, Brasil.

Laura Maria Vidal Nogueira, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Comunitária da Universidade do Estado do Pará. Belém, PA, Brasil.

Fabiane Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Universidade do Estado do Pará. Belém, PA, Brasil.

Beatriz Juliana Conacci, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. Mestranda no Programa de Pós-Graduação de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Claudia Benedita dos Santos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Matemática. Doutora em estatística e experimentação agronômica. Docente associado nível 2 da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado

2020-10-05

Como Citar

Farias, R. C., Rodrigues, I. L. A., Nogueira, L. M. V., Silva, F. O. da, Conacci, B. J., & Santos, C. B. dos. (2020). INDICADORES OPERACIONAIS DO CONTROLE DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.70880

Edição

Seção

Artigo Original