CONHECIMENTO DE MÉDICOS E ENFERMEIROS ATUANTES NO PRÉ-NATAL SOBRE TOXOPLASMOSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.70416

Palavras-chave:

Toxoplasmose Congênita, Cuidado Pré-Natal, Saúde da Família, Cuidados de Enfermagem, Medicina Preventiva.

Resumo

Objetivos: descrever o conhecimento de médicos e enfermeiros pré-natalistas sobre a toxoplasmose.
Método: estudo transversal, analítico, realizado entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019, com 89 profissionais de 43 Unidades Básicas de Saúde de Aracaju, Sergipe, Brasil, por meio de questionário autoaplicado. Foram calculadas as frequências absolutas, relativas e os odds ratios. Utilizaram-se os testes Exato de Fischer e Qui-quadrado para análise dos dados.
Resultados: os médicos e enfermeiros atuantes no pré-natal apresentaram pouco conhecimento sobre toxoplasmose relacionado às formas infectantes (p=1,000), vias de transmissão (p=1,000), grupo vulnerável (p=0,290), período de transmissão (p=1,000), maior risco para sequelas no recémnascido (p=0,828), quando realizar exames (p=0,015), indicação e interpretação do teste de avidez (p=0,355).
Conclusão: este estudo identificou lacunas de conhecimento e poderá contribuir para planejamento de educação continuada para profissionais pré-natalistas, a fim de prevenir a toxoplasmose congênita.

Biografia do Autor

Ana Dorcas de Melo Inagaki, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (1991), graduação em Pedagogia pela Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo (1990) , especialista em Enfermagem Obstétrica pela UNIFESP (1993) e em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo (São Paulo-2001). Mestrado em Enfermagem , área de concentração em Saúde da mulher, pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (1998). Doutora em Ciencias Médicas com area de concentração em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Atualmente é professor efetivo Adjunto 1 da Universidade Federal de Sergipe Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica , Obstetrícia Social , educação em saúde com ênfase em educação à distãncia e infecções congênitas.

Isla Evellen Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe.

Anne Caroline Lima Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe.

Ana Cristina Freire Abud

Enfermeira, Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Seripe

Nadyege Pereira Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Enfermeira do Hopsital Universitário da UFS campus Lagarto, Mestranda do programa de pós graduação em enfermagem da Universidade Federal de Sergipe

Caique Jordan Nunes Ribeiro

Enfermeiro do Instituto federal de Sergipe - IFS, doutorando do Programa de Pós graduação em ciências da saúde da Universidade Federal de Sergipe.

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Inagaki, A. D. de M., Souza, I. E. S., Araujo, A. C. L., Abud, A. C. F., Cardoso, N. P., & Ribeiro, C. J. N. (2020). CONHECIMENTO DE MÉDICOS E ENFERMEIROS ATUANTES NO PRÉ-NATAL SOBRE TOXOPLASMOSE. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.70416

Edição

Seção

Artigo Original