Open Journal Systems

INDICADORES DE QUALIDADE EM CENTRO CIRÚRGICO ESPECIALIZADO EM DERMATOLOGIA

Juliana Aparecida Baldo Amaral, Wilza Carla Spiri, Márcio Antônio de Assis, Heloísa Cristina Quatrini Carvalho Passos Guimarães, Silvana Andrea Molina Lima

Resumo


Objetivo: identificar e caracterizar os indicadores de qualidade mais frequentes utilizados em um Centro Cirúrgico público especializado em dermatologia.
Método: estudo transversal seccional, pelo qual fez-se um levantamento, com registros diários, dos mais frequentes indicadores entre os 20 existentes na unidade, no período de agosto de 2015
a julho de 2016. Considerou-se: médias, medianas, valores mínimos/máximos, desvios padrões, frequências simples e percentuais. O valor de p<0,05 foi considerado como nível de signfiicância.
Resultados: das 595 cirurgias eletivas, destacaram-se as ambulatoriais (87,9%), as dermatológicas (81,3%), em pacientes do sexo masculino (52,6%), com média de 54,9 anos. Os cinco indicadores mais frequentes foram: cirurgias suspensas (17,6%); registros de enfermagem incompletos (14%); absenteísmo (6,5%); infecção em sítio cirúrgico em cirurgias limpas (2,7%) e acidentes de trabalho (2,2%).
Conclusões: a identificação e a caracterização dos indicadores de qualidade proporcionaram visibilidade aos processos locais, viabilizando a tomada de decisões e o aperfeiçoamento dos serviços prestados.


Palavras-chave


Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Gerenciamento da Prática Profissional; Centros Cirúrgicos; Gestão da Qualidade; Enfermagem Perioperatória.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.70391