Open Journal Systems

RESSIGNIFICANDO O CUIDADO ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE QUE ATUA EM AEROPORTO E AERONAVE

Neusa Aparecida Refrande, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Eliane Ramos Pereira, Sueli Maria Refrande, Rita de Cássia Ferreira da Silva, Mônica Moura da Silveira Lima

Resumo


Objetivo: compreender o cuidado através da percepção da equipe de saúde que atua em aeroporto e aeronave.
Método: pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado no período de janeiro a março de 2019 com 16 participantes. A coleta de dados foi realizada com profissionais que atuam no Posto de Atendimento Pré-Hospitalar de um aeroporto na cidade do Rio de Janeiro. A análise foi fundamentada à luz da fenomenologia de Merleau-Ponty.
Resultados: da análise emergiram duas subcategorias: A experiência e o mundo vivido como alicerce do cuidado no aeroporto e aeronave, e O corpo do profissional como mediador do cuidado humanizado no aeroporto e aeronave.
Considerações finais: O estudo poderá contribuir para o cuidado prestado aos usuários que utilizam esse meio de transporte, bem como utilizam as dependências do aeroporto, contribuir para o ensino e pesquisa, e dar visibilidade à equipe de saúde que atua no aeroporto e aeronave.


Palavras-chave


Aeroportos; Assistência à Saúde; Equipe de Assistência ao Paciente; Percepção; Empatia.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.70130