Open Journal Systems

AÇÕES DE ACOMPANHANTES DURANTE O PARTO: COMPREENSÃO A PARTIR DA FENOMENOLOGIA SOCIAL

Íris Elisabete Gomes Messa, Fernanda Honnef, Tassiane Ferreira Langendorf, Cristiane Cardoso de Paula, Ívis Emília de Oliveira Souza, Stela Maris de Mello Padoin

Resumo


Objetivo: compreender a intencionalidade das ações dos acompanhantes de mulheres em processo parturitivo.
Métodos: pesquisa qualitativa, fenomenológica, desenvolvida em uma unidade de alojamento conjunto em hospital universitário no Sul do Brasil. Realizada entrevista fenomenológica no período de setembro de 2016 a setembro de 2017 com 14 acompanhantes que estavam presentes durante o parto. Análise compreensiva norteada pelo referencial de Alfred Schütz.
Resultados: as ações dos acompanhantes consistiram em se manter continuamente presentes, incentivar o parto normal e apoiar nos exercícios e na deambulação. As motivações foram deixar a mulher tranquila para evitar complicações, e minimizar a dor para o nascimento rápido.
Conclusão: as ações dos acompanhantes foram pautadas em um modelo tecnocrático obstétrico. O estudo demonstra que é necessário discutir e difundir as boas práticas de atenção ao parto e nascimento e desenvolver ações educativas para que compreendam suas contribuições no processo de parturição e seu papel social.


Palavras-chave


Saúde da Mulher; Parto Humanizado; Apoio Familiar de Paciente; Enfermagem Obstétrica; Obstetrícia.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.69427