ANÁLISE DO REGISTRO DE DADOS OBSTÉTRICOS EM PRONTUÁRIOS

Autores

  • Shirley Lima Silva Universidade de Santo Amaro
  • Isaac Rosa Marques Universidade de Santo Amaro

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v12i2.6937

Palavras-chave:

Parto normal, Enfermagem obstétrica, Registros de enfermagem, Natural childbirth, Obstetrical nursing, Nursing records, Enfermería obstétrica, Registros de enfermería.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as informações registradas em prontuário e identificar o perfil de primigestas quanto aos dados demográficos, do exame físico admissional e obstétrico. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório sobre os registros de informações em prontuário de mulheres primigestas que evoluíram para o parto normal em um hospital de referência na cidade de São Paulo. A amostra foi constituída por 112 prontuários. Dos registros analisados, os dados obstétricos foram os que tiveram maior incidência de registro irregular, sendo que as variáveis exame especular, integridade da bolsa amniótica, apresentação da bolsa e dados da bacia foram os que tiveram menor índice de registro. Conclui-se que o não registro destas variáveis pode ser um fator negativo no processo de tomada de decisão durante o trabalho de parto.

Biografia do Autor

Shirley Lima Silva, Universidade de Santo Amaro

Aluna do 4o. ano da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Santo Amaro, São Paulo, SP.

Isaac Rosa Marques, Universidade de Santo Amaro

Mestre em Enfermagem pela UNIFESP. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Santo Amaro.

Downloads

Publicado

2007-11-26

Como Citar

Silva, S. L., & Marques, I. R. (2007). ANÁLISE DO REGISTRO DE DADOS OBSTÉTRICOS EM PRONTUÁRIOS. Cogitare Enfermagem, 12(2). https://doi.org/10.5380/ce.v12i2.6937

Edição

Seção

Artigo Original