A METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA UTILIZADA PELO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES

Juliana Balbinot Reis Girondi, Simone Cristine dos Santos Nothaft, Franciole Maria Bridi Mallmann

Resumo


Trata-se do relato de experiência a respeito de educação sexual, vivenciado com adolescentes de escolas da rede pública de um município do interior de Santa Catarina. Como fundamentação teórica utilizamos a metodologia da problematização. Para a aplicação da prática seguimos os passos metodológicos: observação da realidade e definição de um problema de estudo, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Desta forma, desenvolvemos ações de promoção à saúde do adolescente, com enfoque na sexualidade, absorvendo suas vivências e potencializando o crescimento e desenvolvimento integral.


Palavras-chave


Adolescência; Educação sexual; Enfermagem; Adolescence; Sexual education; Nursing; Adolescencia; Educación sexual; Enfermería

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v11i2.6864 ';





Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Cogitare Enfermagem. ISSN Eletrônico 2176-9133 / ISSN Impresso 1414-8536