AULAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM EM UTI: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v11i2.6857Palavras-chave:
Educação, Enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva, Education, Nursing, Intensive Care Unit, Educación, Enfermeria, Unidad de Cuidados IntensivosResumo
Pesquisa qualitativa com objetivo de verificar a compreensão de conceitos, Enfermagem, Ser Humano, Saúde, UTI, Cuidado, Cuidado ao Paciente Grave, de 17 estudantes do nono período do curso de graduação em enfermagem ao final das aulas práticas com enfoque ao paciente grave. Acoleta de dados ocorreu em três momentos sendo no primeiro dia de aula prática em ambiente hospitalar e no último dia, nos quais foi solicitado a cada estudante a formulação dos conceitos citados. As definições foram transcritas e analisadas, a partir das quais elaborou-se o Discurso do Sujeito Coletivo, sendo que os conceitos de UTI e Cuidado ao Paciente Grave foram destacados e alguns trechos apresentados neste artigo. O terceiro momento de coleta ocorreu durante a realização de encontro grupal para discussão e reflexão dos conceitos elaborados nos dois momentos anteriores pelos estudantes, bem como para elaboração do conceito final do grupo. Os resultados apontaram que houve evolução no que se refere à compreensão dos conceitos pelos estudantes.Aconstrução dos conceitos e as discussões geradas no encontro grupal permitiram a reflexão das aulas práticas e contribuíram para o aprendizado e desenvolvimento de atitudes críticas pelos estudantes.
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