Open Journal Systems

ANÁLISE CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICA DOS ATENDIMENTOS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM IMUNOBIOLÓGICOS ESPECIAIS NA AMAZÔNIA

Paula Rachel Neves Espindola, Gabrielly Lisboa da Silva Soares, Elizabeth do Socorro Pantoja Pereira, Kárila Larissa Pereira de Oliveira, Jaira Ataide dos Santos de Brito, Dinair Leal da Hora, Tânia do Socorro Souza Chaves

Resumo


Objetivo: descrever o perfil clínico-epidemiológico do atendimento no Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais de Hospital na Amazônia.
Método: descritivo de abordagem quantitativa e analisado por meio da estatística descritiva e inferencial. O Sistema de Informação do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (antigo) e Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (atual) foram as bases utilizadas, entre 2006 e 2016.
Resultados: foram administradas 77.077 doses de imunobiológicos; 25,2% corresponderam à vacina influenza inativada; insuficiência renal crônica foi a principal indicação (19%). O sistema atual registrou 18.267 doses de imunobiológicos administrados entre os anos de 2014 a 2016; sendo 37,8% correspondente à vacina influenza inativada; não foram informadas 42,5% das indicações, sendo HIV/AIDS 18,2%. Infectologia foi a especialidade que mais encaminhou para vacinação (18,3%).
Conclusão: a acurácia dos dados foi comprometida pela falta de completude nos sistemas de informação. Observou-se subutilização do serviço pela população local.


Palavras-chave


Saúde Pública, Imunização; Programas de Imunização; Vacinas; Imunoglobulinas.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.68254