COMPLETUDE E ATRASO VACINAL DAS CRIANÇAS ANTES E APÓS INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM AS FAMÍLIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.67497

Palavras-chave:

Imunização, Creches, Saúde da Criança, Educação em Saúde, Enfermagem em Saúde Pública.

Resumo

Objetivo: avaliar a completude e o atraso vacinal das crianças de um centro de educação infantil antes e após uma intervenção educativa com as famílias.
Método: estudo do tipo antes e depois, realizado em um centro de educação infantil em São Paulo de fevereiro a abril de 2017. A intervenção consistiu no envio de lembretes e folhetos às famílias sobre a importância da vacinação. A situação vacinal foi verificada através da Caderneta de Saúde da Criança. Foram utilizados os testes qui-quadrado e exato de Fisher.
Resultados: participaram do estudo 151 crianças e suas famílias antes e 145 depois. A prevalência da completude vacinal passou de 81,5% para 93,1% após a intervenção (p=0,003). O atraso vacinal foi mais frequente entre crianças menores de dois anos e aquelas do sexo mascuilno.
Conclusão: a intervenção contribuiu para o aumento da completude vacinal por meio da educação em saúde das famílias das crianças.

Biografia do Autor

Priscila Costa, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Pediátrica, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil. 

Nívia Figueiredo de Almeida Meneses, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo

Graduanda do 7º semestre do Bacharelado em Enfermagem, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil

Carolina Jacomini do Carmo, Núcleo de Educação Infantil Paulistinha, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde, Enfermeira no Núcleo de Educação Infantil Paulistinha, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil

Katherine Solís-Cordero, Escola De Enfermagem, Universidade de Costa Rica, San Jose-CR

Doutoranda em Ciências da Saúde, Escola De Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Claudia Nery Teixeira Palombo, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Pós-doutoranda do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, Escola De Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. 

Publicado

06-07-2020

Como Citar

Costa, P., Meneses, N. F. de A., Carmo, C. J. do, Solís-Cordero, K., & Palombo, C. N. T. (2020). COMPLETUDE E ATRASO VACINAL DAS CRIANÇAS ANTES E APÓS INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM AS FAMÍLIAS. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.67497

Edição

Seção

Artigo Original