COMPLETUDE E ATRASO VACINAL DAS CRIANÇAS ANTES E APÓS INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM AS FAMÍLIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.67497Palavras-chave:
Imunização, Creches, Saúde da Criança, Educação em Saúde, Enfermagem em Saúde Pública.Resumo
Objetivo: avaliar a completude e o atraso vacinal das crianças de um centro de educação infantil antes e após uma intervenção educativa com as famílias.
Método: estudo do tipo antes e depois, realizado em um centro de educação infantil em São Paulo de fevereiro a abril de 2017. A intervenção consistiu no envio de lembretes e folhetos às famílias sobre a importância da vacinação. A situação vacinal foi verificada através da Caderneta de Saúde da Criança. Foram utilizados os testes qui-quadrado e exato de Fisher.
Resultados: participaram do estudo 151 crianças e suas famílias antes e 145 depois. A prevalência da completude vacinal passou de 81,5% para 93,1% após a intervenção (p=0,003). O atraso vacinal foi mais frequente entre crianças menores de dois anos e aquelas do sexo mascuilno.
Conclusão: a intervenção contribuiu para o aumento da completude vacinal por meio da educação em saúde das famílias das crianças.
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