QUALIDADE EM HOSPITAL ACREDITADO NA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Resumo
Objetivo: identificar a percepção de profissionais de enfermagem sobre a qualidade do serviço em
um hospital acreditado.
Método: estudo transversal, quantitativo, realizado de abril a julho de 2018 em hospital terciário
acreditado. Foi desenvolvido com 223 profissionais de enfermagem mediante aplicação de um
instrumento com dados sociodemográficos e ocupacionais, e pela escala Service Performance
adaptada, e analisados por meio do teste qui-quadrado de Pearson.
Resultados: a qualidade da instituição foi percebida como boa em todos os aspectos analisados,
o que converge para os resultados esperados do processo da Acreditação. Os itens da SERVPERF
foram relacionados com cada item de caracterização sociodemográfica e ocupacional, e as variáveis
com maior diferença estatisticamente significativa foram tempo de atuação na instituição, idade e
sexo, respectivamente.
Conclusão: O envolvimento dos profissionais de enfermagem reflete na prestação dos serviços
assistenciais com qualidade, e suas características sociodemográficas e ocupacionais influenciam
na percepção da qualidade da instituição.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.65470 ';

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