QUALIDADE EM HOSPITAL ACREDITADO NA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Andressa Hirata Cervilheri, Mariana Angela Rossaneis, Larissa Gutierrez de Carvalho Silva, Maria do Carmo Lourenço Haddad, Raquel Gvozd Costa

Resumo


Objetivo: identificar a percepção de profissionais de enfermagem sobre a qualidade do serviço em
um hospital acreditado.
Método: estudo transversal, quantitativo, realizado de abril a julho de 2018 em hospital terciário
acreditado. Foi desenvolvido com 223 profissionais de enfermagem mediante aplicação de um
instrumento com dados sociodemográficos e ocupacionais, e pela escala Service Performance
adaptada, e analisados por meio do teste qui-quadrado de Pearson.
Resultados: a qualidade da instituição foi percebida como boa em todos os aspectos analisados,
o que converge para os resultados esperados do processo da Acreditação. Os itens da SERVPERF
foram relacionados com cada item de caracterização sociodemográfica e ocupacional, e as variáveis
com maior diferença estatisticamente significativa foram tempo de atuação na instituição, idade e
sexo, respectivamente.
Conclusão: O envolvimento dos profissionais de enfermagem reflete na prestação dos serviços
assistenciais com qualidade, e suas características sociodemográficas e ocupacionais influenciam
na percepção da qualidade da instituição.


Palavras-chave


Acreditação Hospitalar; Gestão da Qualidade; Equipe de Enfermagem; Qualidade da Assistência à Saúde; Administração Hospitalar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.65470 ';



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