FATORES ASSOCIADOS AO DESFECHO DA HOSPITALIZAÇÃO DE IDOSOS SUBMETIDOS A CORREÇÃO DE FRATURA DE FÊMUR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.64986

Palavras-chave:

Fraturas do Fêmur, Idoso, Hospitalização, Epidemiologia, Morbidade.

Resumo

Objetivo: analisar os fatores que interferem no desfecho de internação de idosos com fratura de
fêmur.
Método: transversal exploratório documental, população de idosos (≥60 anos) no período de 2015
a 2017, do norte do Paraná. Foram realizadas análises bivariadas de associações e distribuição de
frequência.
Resultados: dos 189 prontuários analisados, 132 (69,9%) idosos desenvolveram morbidades no
ambiente hospitalar. A ocorrência de infecção urinária, sepse, pneumonia, lesão por pressão e
a presença de duas ou mais comorbidades foram associadas ao desfecho óbito e ao tempo de
hospitalização superior a 10 dias p<0,001.
Conclusão: morbidades preexistentes e hospitalares em idosos com fratura de fêmur elevaram a
hospitalização pelo tempo superior a 10 dias e com desfecho de óbito. As morbidades adquiridas
na hospitalização de característica infecciosa contribuíram para complicações e mau prognóstico.
Espera-se que outros estudos possam ser aprofundados no intuito de desenvolver protocolos de
atendimento hospitalar ao idoso.

Biografia do Autor

Carlos Alcantara, Universidade Estadual de Londrina

Mestre pela Universidade Estadual de Londrina (Turma 2017), Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Norte do Paraná (2005), Pós-graduado em Enfermagem do Trabalho (2007) e Auditoria, Gestão e Planejamento em Saúde (2011). Atuou como enfermeiro de Saúde Pública da Atenção Primária a Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (Gestão da Atenção Primária - APS) (2006 - 2011). Foi enfermeiro intensivista do Hospital Santa Luzia no Distrito (2006 - 2009). Atuou como Auditor de contas médicas no Hospital Prontonorte do Distrito Federal 2012. Atualmente é Auditor do Sistema Único de Saúde - SUS pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina/PR e desde 2010 é Tutor de pós-graduação pela UNYLEYA EDITORA E CURSOS SA do Distrito Federal.

Mara Solange Gomes Dellaroza, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina e Diretora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, enfermagem, idosos comunitários, atenção primária e dor.

Renata Perfeito Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1995). Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material pela Universidade Estadual de Londrina (1996). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (2003). Tem experiência na área de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais e Esterilização, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente na Saúde do Trabalhador. É doutora pelo Programa Interunidades da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Pós-Doutorado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto - SP. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador (NUESAT) da Universidade de São Paulo (USP) e líder do Grupo de Estudos de Saúde do Trabalhador da Universidade Estadual de Londrina (NUESTUEL). Docente Adjunto C do curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação stricto senso em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Residência em Enfermagem Perioperatória da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Cesar Junior Aparecido de Carvalho, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (1996), Especilista em Centro cirúrgico e Central de Material pela UEL (1998),Especialista em Educação Profissiona na Área da Saúde-PROFAE pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Mestre pela USP-Ribeirão Preto. Atua como docente no Instituto Federal do Paraná/ Campus Londrina, no curso Técnico em Enfermagem. Doutor em Saúde Coletiva pela UNESP - Botucatu. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em anatomia aplicada, comunicação em saúde e Centro Ciúrgico e Central de Material, ética aplicada à saúde, Enfermagem cirurgica adulto/criança e envelhecimento e suas particulariedades. 

Publicado

2020-01-28

Como Citar

Alcantara, C., Dellaroza, M. S. G., Ribeiro, R. P., & Carvalho, C. J. A. de. (2020). FATORES ASSOCIADOS AO DESFECHO DA HOSPITALIZAÇÃO DE IDOSOS SUBMETIDOS A CORREÇÃO DE FRATURA DE FÊMUR. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.64986

Edição

Seção

Artigo Original