DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.62767

Palavras-chave:

Enfermagem, Pessoas com Deficiência, Educação a Distância, Equipamentos de Autoajuda, Educação em Saúde.

Resumo

Este estudo apresenta análise reflexiva sobre desenvolvimento de tecnologias assistivas online, que
subsidiam o cuidado de enfermagem à pessoa com deficiência, com base em modelo de design
instrucional de Falkembach. Estudo reflexivo, realizado em abril de 2018, através do repositório
institucional online do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do
Ceará. Selecionaram-se pesquisas sobre tecnologias dos últimos cinco anos envolvendo pessoas
com deficiência sensorial. Foram analisadas quatro pesquisas de construção de tecnologias
assistivas online, sendo três cursos e uma cartilha, sobre prevenção e promoção da saúde na saúde
mamária, hipertensão arterial, saúde sexual e reprodutiva e prevenção da violência sexual com
linguagem acessível e inclusiva. Concluiu-se que o enfermeiro deve utilizar métodos rigorosos e
eficazes na construção de tecnologias assistivas, obedecer às etapas do modelo, evitando erros e
otimizando resultados.

Biografia do Autor

Aline Tomaz de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Mestre em enfermagem. PhD em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Aline Cruz Esmeraldo Áfio, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista CAPES.

Juliana Freitas Marques, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira.Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará;Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará

Lorita Marlena Freitag Pagliuca, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Professora da Universidade Federal do Ceará, bolsa PQ/ CNPq.

Luciana Vieira de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva. Mestre em Enfermagem. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Sarah de Sá Leite, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista CAPES

Publicado

2019-09-27

Como Citar

Carvalho, A. T. de, Áfio, A. C. E., Marques, J. F., Pagliuca, L. M. F., Carvalho, L. V. de, & Leite, S. de S. (2019). DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.62767

Edição

Seção

Comunicação Livre