DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS
Resumo
Este estudo apresenta análise reflexiva sobre desenvolvimento de tecnologias assistivas online, que
subsidiam o cuidado de enfermagem à pessoa com deficiência, com base em modelo de design
instrucional de Falkembach. Estudo reflexivo, realizado em abril de 2018, através do repositório
institucional online do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do
Ceará. Selecionaram-se pesquisas sobre tecnologias dos últimos cinco anos envolvendo pessoas
com deficiência sensorial. Foram analisadas quatro pesquisas de construção de tecnologias
assistivas online, sendo três cursos e uma cartilha, sobre prevenção e promoção da saúde na saúde
mamária, hipertensão arterial, saúde sexual e reprodutiva e prevenção da violência sexual com
linguagem acessível e inclusiva. Concluiu-se que o enfermeiro deve utilizar métodos rigorosos e
eficazes na construção de tecnologias assistivas, obedecer às etapas do modelo, evitando erros e
otimizando resultados.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.62767