LESÕES EM MOTOCICLISTAS: CARACTERÍSTICAS DO ACIDENTE E USO DE EQUIPAMENTOS PROTETIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.61653

Palavras-chave:

Causas Externas, Acidentes de Trânsito, Motocicletas, Ferimentos e lesões, Trauma.

Resumo

Objetivo: analisar a relação entre a ocorrência de lesões, as características do acidente de trânsito
e uso de equipamentos protetivos por motociclistas.
Método: estudo transversal correlacional realizado em hospital de urgência em Teresina, estado
do Piauí, de dezembro de 2016 a abril de 2017, com 360 motociclistas acidentados. Realizou-se
estatística descritiva, verificaram-se as associações utilizando teste Qui-quadrado e Exato de Fisher.
Resultados: prevalência de lesões em homens, com baixa escolaridade, sem habilitação, porém
com motocicleta própria. Constataram-se ainda associações estatisticamente significativas
entre ocorrência de lesões na cabeça; existência de habilitação; uso de equipamento protetivo;
alcoolemia; lesões em membros inferiores; tempo de condução; e ser economicamente ativo.
Conclusão: achados revelam importância da fiscalização para prevenção de acidentes motociclísticos.
Direcionam a atenção de pesquisadores da enfermagem e de profissionais que assistem a essa
população para a importância de ações e campanhas educativas, principalmente dos enfermeiros
na atenção primária.

Biografia do Autor

Ananda Cerqueira Barbosa de Vasconcelos, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Piauí (2018).

Tatyanne Silva Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí em 2017. Especialista em Saúde da Família (2016) e Graduada em Enfermagem (2015.1) pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade AESPI/FAPI e IESM, da Pós-Graduação da Faculdade FAEME, FACAPI, UNIDIFERENCIAL. Atualmente Pós-graduanda em Enfermagem Dermatológica pela Faculdade FAVENI e Integrante do Grupo de Estudos em Envelhecimento e Causas Externas de Morbimortalidade - GEECEM/UFPI. Possui experiência na área de Enfermagem, atuando no ensino, pesquisa e extensão, com participação, avaliação e orientação de trabalhos em diferentes abordagens.

Ana Maria Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (1979), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é Professora Associada I do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, atuando no Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Enfermagem. É Consultora Ad hoc das Revistas Latino-Americana de Enfermagem, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Revista Brasileira de Enfermagem e Ciência e Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Emergência, principalmente nos seguintes temas: enfermagem, emergência, cuidados intensivos e idoso.

Maria Zélia de Araújo Madeira, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciências Médicas, área de concentração - Ciências biomédicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2006). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Docente da graduação em enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFPI e Centro Universitário UNINOVAFAPI ;e do Programa de Pós-graduação em Ciência e Saúde da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidar paciente cirúrgico, sistematização perioperatória, esterilização de materiais, infecção hospitalar, doenças tropicais e urgência e emergência.

Elaine Maria Leite Rangel Andrade, Universidade Federal do Piauí

Graduada (1998), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Foi Professora Doutora Efetiva do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP de 2005 a 2010. Atualmente, é Professora Associada I do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. É Consultora Ad hoc das Revistas Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Gaúcha de Enfermagem, Texto & Contexto, REME, Acta Paulista de Enfermagem, Revista da Escola de Enfermagem e REUFPI. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí no período de 2011 a 2012. Foi Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí de 2014 a 2016. É Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Tecnologias de Informação e Comunicação (GEPETEINCO) e Membro da Rede de Inovação para Educação Brasileira (IEB). Ministra as disciplinas Saúde do Adulto e do Idoso I e II no Curso de Graduação em Enfermagem da UFPI e a disciplina de Tecnologias em Saúde e Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a distância, Tecnologias de Informação e Comunicação e Simulação Virtual e doenças não transmissíveis

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Vasconcelos, A. C. B. de, Rodrigues, T. S., Santos, A. M. R. dos, Madeira, M. Z. de A., & Andrade, E. M. L. R. (2019). LESÕES EM MOTOCICLISTAS: CARACTERÍSTICAS DO ACIDENTE E USO DE EQUIPAMENTOS PROTETIVOS. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.61653

Edição

Seção

Artigo Original