MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DA ÁREA DA SAÚDE EM DISCIPLINAS TOTALMENTE A DISTÂNCIA: INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICA

Fernanda Regina Antunes, Francine da Costa Alves, Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Maíra Rosa Apostolico, Ana Claudia Puggina

Resumo


Objetivo: avaliar se as características socioeconômicas de alunos da saúde interferem na motivação no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
Método: estudo analítico realizado em 2015 com 713 alunos de graduação da área de saúde. Foi aplicada a Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino em uma instituição de Ensino da Região metropolitana de São Paulo.
Resultados: houve significância para o fator Desmotivação entre estudantes com companheiro estável. Menor renda familiar interferiu positivamente nos fatores Controle Externo e Controle Interno. Os semestres iniciais dos cursos implicaram em maiores médias no controle externo, controle interno, controle por identificação e na motivação intrínseca.
Conclusão: o conhecimento da relação entre as características socioeconômicas e os fatores de motivação de estudantes em disciplinas totalmente a distância contribui para o planejamento de abordagens personalizadas e contextualizadas no ensino superior.


Palavras-chave


Educação a Distância; Educação Superior; Tecnologia da Informação; Comunicação; Motivação.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.60243 ';



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)

Versão eletrônica ISSN 2176-9133