MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DA ÁREA DA SAÚDE EM DISCIPLINAS TOTALMENTE A DISTÂNCIA: INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.60243

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação Superior, Tecnologia da Informação, Comunicação, Motivação.

Resumo

Objetivo: avaliar se as características socioeconômicas de alunos da saúde interferem na motivação no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
Método: estudo analítico realizado em 2015 com 713 alunos de graduação da área de saúde. Foi aplicada a Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino em uma instituição de Ensino da Região metropolitana de São Paulo.
Resultados: houve significância para o fator Desmotivação entre estudantes com companheiro estável. Menor renda familiar interferiu positivamente nos fatores Controle Externo e Controle Interno. Os semestres iniciais dos cursos implicaram em maiores médias no controle externo, controle interno, controle por identificação e na motivação intrínseca.
Conclusão: o conhecimento da relação entre as características socioeconômicas e os fatores de motivação de estudantes em disciplinas totalmente a distância contribui para o planejamento de abordagens personalizadas e contextualizadas no ensino superior.

Biografia do Autor

Fernanda Regina Antunes, Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Universus Veritas UNG. Guarulhos, SP, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Universus Veritas UNG. Guarulhos, SP, Brasil.

Francine da Costa Alves, Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Universus Veritas UNG. Guarulhos, SP, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Universus Veritas UNG. Guarulhos, SP, Brasil.

Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Universus Veritas UNG. Guarulhos, SP, Brasil.

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Docente e Vice Coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Universus Veritas UNG. Guarulhos, SP, Brasil.

Maíra Rosa Apostolico, Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Universus Veritas UNG. Guarulhos, SP, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Universus Veritas UNG. 

Ana Claudia Puggina, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Jundiaí, SP, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Ciências. Doutora em Ciências. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Jundiaí, SP, Brasil.

Publicado

03-06-2019

Como Citar

Antunes, F. R., Alves, F. da C., Pina-Oliveira, A. A., Apostolico, M. R., & Puggina, A. C. (2019). MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DA ÁREA DA SAÚDE EM DISCIPLINAS TOTALMENTE A DISTÂNCIA: INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICA. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.60243

Edição

Seção

Artigo Original