ENSINO EM SERVIÇO DE RESIDENTES DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NA PERSPECTIVA DA PRECEPTORIA
Resumo
Objetivo: descrever o ensino em serviço das residentes de enfermagem obstétrica a partir das
percepções da preceptoria.
Método: pesquisa qualitativa desenvolvida em quatro maternidades públicas do município do Rio
de Janeiro no ano de 2015. Dezesseis enfermeiras obstétricas foram entrevistadas. Aplicou-se o
método hermenêutico-dialético e o processo interpretativo e crítico foi orientado pelos conceitos
pedagógicos de Paulo Freire sobre a formação da consciência crítica.
Resultados: o ensino em serviço da preceptoria ocorre segundo a demanda assistencial e há
fragilidades no diálogo entre a academia e o serviço. As preceptoras valorizam a unidade teóricoprática
e a humanização da assistência. Contudo, não estimulam o pensamento crítico sobre o
contexto assistencial e laboral onde a residência se efetiva.
Conclusão: o ensino em serviço apresenta limites para a formação da consciência crítica nas
residentes sobre a realidade da atenção obstétrica hospitalar.