ENSINO EM SERVIÇO DE RESIDENTES DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NA PERSPECTIVA DA PRECEPTORIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.59971

Palavras-chave:

Enfermagem, Enfermagem Obstétrica, Educação em Enfermagem, Preceptoria, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: descrever o ensino em serviço das residentes de enfermagem obstétrica a partir das
percepções da preceptoria.
Método: pesquisa qualitativa desenvolvida em quatro maternidades públicas do município do Rio
de Janeiro no ano de 2015. Dezesseis enfermeiras obstétricas foram entrevistadas. Aplicou-se o
método hermenêutico-dialético e o processo interpretativo e crítico foi orientado pelos conceitos
pedagógicos de Paulo Freire sobre a formação da consciência crítica.
Resultados: o ensino em serviço da preceptoria ocorre segundo a demanda assistencial e há
fragilidades no diálogo entre a academia e o serviço. As preceptoras valorizam a unidade teóricoprática
e a humanização da assistência. Contudo, não estimulam o pensamento crítico sobre o
contexto assistencial e laboral onde a residência se efetiva.
Conclusão: o ensino em serviço apresenta limites para a formação da consciência crítica nas
residentes sobre a realidade da atenção obstétrica hospitalar.

Biografia do Autor

Gabrielle Parrilha Vieira Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Saúde - Serviço de Transporte Móvel

Enfermeira. Mestre em Enfermagem

Adriana Lenho de Figueiredo Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem.

Luiza Mara Correia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.

Publicado

16-07-2019

Como Citar

Lima, G. P. V., Pereira, A. L. de F., & Correia, L. M. (2019). ENSINO EM SERVIÇO DE RESIDENTES DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NA PERSPECTIVA DA PRECEPTORIA. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.59971

Edição

Seção

Artigo Original