A LIDERANÇA COACHING EXERCIDA PELOS ENFERMEIROS NO CONTEXTO HOSPITALAR
Resumo
Objetivo: identificar e comparar a autopercepção dos enfermeiros e a percepção de auxiliares/técnicos de enfermagem quanto às práticas de Liderança Coaching.
Método: estudo transversal, realizado em 2016, com 69 enfermeiros e 233 auxiliares/técnicos de enfermagem de dois hospitais públicos paulistas. Utilizaram-se dois questionários validados acerca do exercício da liderança Coaching pelo enfermeiro, relacionados à autopercepção do enfermeiro e à percepção do técnico e auxiliar de enfermagem.
Resultados: dentre as quatro dimensões da Liderança Coaching, “comunicação” foi a mais reconhecida. No Hospital A, constatou-se semelhança na percepção da prática de liderança exercida pelos enfermeiros entre as duas categorias. No Hospital B, a autopercepção dos enfermeiros acerca do exercício da Liderança Coaching foi maior, quando comparada à percepção dos auxiliares/técnicos, exceto para a dimensão “comunicação”.
Conclusão: a Liderança Coaching e suas dimensões podem beneficiar as instituições e a enfermagem na melhor gestão de suas equipes.