APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.59024

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação Baseada em Competências, Enfermagem, Ensino, Aprendizagem.

Resumo

Objetivo: este estudo tem como objetivo conhecer as contribuições da aprendizagem experiencial
para a conquista das competências gerais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de
Enfermagem.
Método: realizou-se revisão integrativa, no período de janeiro de 2013 a agosto de 2017.
Resultados: para sistematizar a discussão dos resultados, os 43 artigos selecionados foram
apresentados a partir das competências gerais definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Conclusão: Evidenciou-se que a aprendizagem experiencial como estratégia de ensino e
aprendizagem na enfermagem e suas contribuições alcançam as competências e habilidades
gerais definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A habilidade de Atenção à saúde foi a
mais abordada nos estudos. Ressalta-se que a aprendizagem experiencial é potencializada quando
atinge pensamento crítico-reflexivo na formação profissional. A simulação, abordada nos artigos
selecionados, foi a metodologia efetiva de ensino para estudantes de enfermagem.

Biografia do Autor

Paula Bresolin, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Jussara Gue Martini, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Professora. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Daniele Delacanal Lazzari, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Professora. Doutora em Enfermagem Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Isis da Silva Galindo, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Jeferson Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro, Professor, Doutor em Enfermagem, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Maria Helena Pires Araújo Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Departamento de Medicina da Universidade Federal do Pará. Altamira, PA, Brasil.

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Bresolin, P., Martini, J. G., Lazzari, D. D., Galindo, I. da S., Rodrigues, J., & Barbosa, M. H. P. A. (2019). APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.59024

Edição

Seção

Revisão