STANDARD PRECAUTIONS QUESTIONNAIRE: ADAPTAÇÃO CULTURAL E VALIDAÇÃO SEMÂNTICA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.59014

Palavras-chave:

Saúde, Profissionais de saúde, Equipamento de Proteção Individual, Estudos de Validação, Riscos Ocupacionais.

Resumo

Objetivo: realizar a adaptação cultural e a validação semântica do Standard Precautions Questionnaire
para profissionais de saúde brasileiros.
Métodos: estudo desenvolvido entre 2017 e 2018 no Rio de Janeiro. A adaptação cultural incluiu a
tradução, o consenso sobre a versão em português, a avaliação por especialistas, a retrotradução,
o consenso e a comparação com a versão original, a avaliação semântica e a validação semântica.
Todos os aspectos éticos foram respeitados.
Resultados: na validação de conteúdo, as pontuações variaram de 0.60 a 1.00 e a pontuação foi
igual a 0.96, indicando que os itens são muito representativos. Na avaliação semântica, 22 (80%)
itens foram considerados relevantes e 24 (100%) itens foram considerados claros e compreensíveis
por todos os profissionais.
Conclusão: os itens da versão brasileira do instrumento foram representativos e relevantes para
a prática clínica de profissionais de saúde na avaliação dos obstáculos para aderir a precauções
padrão. Estudos são necessários para avaliar as propriedades psicométricas do instrumento.

Biografia do Autor

Fernanda Maria Vieira Pereira-Ávila, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Unifenas (2007). Especialização em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto (2010). Especialização em Formação Docente em Educação Profissional na Área da Saúde pela Fiocruz (2011). Mestrado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2011). Doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem - EERP/USP (2015). Membro integrante do Núcleo de Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis - NAIDST - da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP e do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - LAETS da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atuação na área de Semiologia e Semiotécnica aplicada à Enfermagem na saúde do adulto e idoso e experiencia na temática de doenças infecciosas sobretudo na avaliação da adesão de profissionais de saúde às medidas de prevenção e controle de infecção com enfase na segurança do profissional e do paciente. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense - UFF.

 

Estelle Michinov, Full Professor. PhD in social psychology. Univ Rennes, LP3C (Laboratoire de Psychologie: Cognition, Comportement, Communication) - EA 1285, F-35000 Rennes, France

Professeure des Universités en psychologie sociale.

Membre titulaire du Laboratoire de Psychologie: Cognition, Comportement, Communication (LP3C, E.A. 1285).

Co-responsable de l'Axe 3: "Performances, Socio-Performances et Apprentissages".

Thaís Duarte da Costa Luna, Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense

Possui curso técnico em Enfermagem pelo Instituto Geraldo de Almeida - IEGA (2012). Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Escola Técnica Destake Unidade de Rio das Ostras (2015). Curso básico de Eletrogardiograma pela UFF - Rio das Ostras. Experiência na área de Enfermagem, voltada para a saúde da mulher, do idoso e do trabalhador. Atualmente cursando graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) no campus de Rio das Ostras.

Poliana dos Santos Conde, Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense

Acadêmica da Universidade Federal Fluminense. Ex-bolsista PIBIC no projeto intitulado: Adaptação Cultural e Validação Semântica do Standard Precautions Questionnaire (SPQ) para profissionais de saúde do Brasil" no ano de 2017.

Natalia Maria Vieira Pereira-Caldeira, Doutoranda em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2010). Especialista em Atenção Básica e Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014). Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2016). Tem experiência como Enfermeira da Estratégia da Saúde da Família (2011 - 2013), Coordenadoria da Atenção Básica (2014) e Secretária Municipal de Saúde de Serrania (2015-2016). Membro do Núcleo de Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis - NAIDST desde 2013.

Fernanda Garcia Bezerra Góes, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), MBA Executivo em Saúde na COPPEAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação em saúde, criança, administração em serviços de saúde.

Publicado

13-09-2019

Como Citar

Pereira-Ávila, F. M. V., Michinov, E., Luna, T. D. da C., Conde, P. dos S., Pereira-Caldeira, N. M. V., & Góes, F. G. B. (2019). STANDARD PRECAUTIONS QUESTIONNAIRE: ADAPTAÇÃO CULTURAL E VALIDAÇÃO SEMÂNTICA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO BRASIL. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.59014

Edição

Seção

Artigo Original